Colaboradores - Valéria Calente

Gestão Pública de Resíduos Sólidos Urbanos na Região do Grande ABC

13 de Agosto de 2018

A Professora ELIANA VILEIDE GUARDABASSIO, Doutoranda e Mestre em Administração de Empresas (USCS), Especialista em Gestão de Saúde (FMABC), Pesquisadora e Consultora Senior na área de Gestão Ambiental, sustentabilidade, gestão de resíduos sólidos e gestão de projetos, Diretora Geral da Universidade Brasil – Campus Mauá, lançou o livro título desta matéria, escrito a partir de sua tese de Mestrado.

O advento da Política Nacional de Resíduos Sólidos trouxe importantes paradigmas de ordem jurídico-ambiental, no planejamento e gestão de resíduos sólidos.

Entretanto, há muito a ser feito, uma vez que o marco legal, por si só, não terá o condão de colocar-nos em um patamar aceitável no que tange à gestão de resíduos.

Note-se que temos uma relação mágica com os resíduos, que são colocados nas lixeiras dos edifícios, ou nas lixeiras nas calçadas e desaparecem de nossas vistas, como se houvessem sido desintegradas, quando, na realidade, o problema da gestão de resíduos apenas começou.

Importante aqui fazer a distinção entre resíduo sólido (que permite reutilização, seja como matéria-prima, voltando à cadeia produtiva, seja como composto orgânico para o solo) de lixo (de absoluta inutilidade).

O livro traz um retrato transparente das medidas adotadas pelos três setores da economia, quais seja, poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada.

Leitura obrigatória para todos, uma vez que faz pensar no futuro que queremos para nosso planeta.

Comentários
Assista ao vídeo