Colaboradores - Patrícia Fernandes

Setembro Amarelo

5 de Setembro de 2018

Setembro amarelo é uma campanha de iniciativa do Centro de Valorização da Vida  (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que buscam trazer um diálogo para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos podem ser evitados, segundo a Organização Mundial da Saúde.

No mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens.

Segundo especialistas, os idosos ainda estão em maior número entre os que tiraram a própria vida no país. Mas a proporção de jovens vem crescendo aceleradamente.

O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Pelo menos o triplo de pessoas tentaram tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio.

A prática do suicídio normalmente é motivada por uma profunda depressão, e a qualidade do ambiente de trabalho pode mesmo ser um fator desencadeador de muitas doenças e que mesmo com tantos casos notórios, crescente a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o assunto.

As situações estressantes do dia a dia, ansiedade, síndrome do pânico, alcoolismo, entre outros sintomas podem ser determinantes para um quadro depressivo.

Mas como buscar ajuda se sequer a pessoa sabe que ela pode ser ajudada e que o que ela passa naquele momento é mais comum do que se divulga e ela imagina? Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda a um amigo ou parente se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada?

O câncer, a AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), há duas ou três décadas, eram rodeadas de tabus e viam o número de suas vítimas aumentando a olhos nus. Foi necessário o esforço coletivo, liberado por pessoas corajosas e organizações engajadas, para quebrar esses tabus, falando sobre o assunto, esclarecendo, conscientizando e estimulando a prevenção para reverter esse cenário.

Por essa razão, o CVV – Centro de Valorização da Vida, uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962, está engajada e promovendo atividades neste movimento iniciado há dois anos no Brasil, chamado Setembro Amarelo. A ideia é divulgar a causa intensamente durante o mês, já que no dia Mundial de Prevenção do Suicídio, tendo como parte fundamental a iluminação ou coloração de amarelo de locais, construções ou monumentos e, ainda, a colocação de laços amarelos nas fachadas de prédios públicos e privados para lembrarmos que devemos, sim, falar sobre a prevenção do suicídio.

Em 2015, forma iluminados locais como o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional (DF), o estádio Beira Rio (RS), além outros locais que podem ser conhecidos no site (www.setembroamarelo.org.br) e Fanpage (facebook.com/setembroamarelo).

Todas as pessoas, empresas e instituições podem aderir à campanha Setembro Amarelo, com algumas medidas simples durante este mês, dentre elas;

  1. Colocação em fachada do laço amarelo, símbolo das campanhas de prevenção, e /ou iluminação do prédio com a cor amarela;
  2. Fixação de cartazes da campanha “Falando Abertamente” em locais de circulação do prédio (material disponível na página www.cvv.org.br
  3. Divulgação do banner da campanha em site institucional, incluindo link para o site do Setembro Amarelo;
  4. Divulgação da campanha em redes sociais ou páginas pessoais;
  5. Distribuição da cartilha “Falando Abertamente Sobre Suicídio”, elaborada pelo CVV – Centro de Valorização da Vida, disponível na página www.cvv.org.br (como opção, pode ser acompanhada de fita amarela para a roupa ou pulso, estimulando a adesão à campanha);
  6. Confecção e distribuição de faixas, camisetas, marcadores de páginas, folders, adesivos, etc.

Todos que mandarem fotos de suas iniciativas para a Fanpage do Setembro Amarelo poderão ver o material compartilhado no Facebook. Algumas dessas fotos serão enviados ao IASP, Associação Internacional de Prevenção do Suicídio, que vai reunir as principais ações ao redor do mundo.

Junte-se ao CVV nessa campanha e ajude a prevenir o suicídio, afinal, falar é a melhor opção!

Precisando conversar? Acesse o site www.cvv.org.br e veja as formas de atendimento disponíveis.

Fonte: www.cvv.org.br.  e Eixo Comunicação.

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