Colunistas - Rodolfo Bonventti

Em 1980, a mulher moderna ganhava um poderoso aliado, o programa TV Mulher

24 de Setembro de 2018

Uma audaciosa idéia comandada por Nilton Travesso e Rose Nogueira se transformou em um dos maiores sucessos da TV Globo na década de 80, foi o lançamento em 07 de abril de 1980, às 8h30 da manhã, do programa “TV Mulher”, a primeira atração da televisão brasileira a tratar como público alvo a mulher moderna que trabalhava fora e investia na sua carreira, ao contrário de outras atrações que até então só tinham como foco a dona de casa.

 

A apresentação já era uma novidade, com um casal comandando o programa feminino, até então só liderado por mulheres em atrações de outras emissoras. E para o comando ser diferente, a Globo reuniu dois grandes jornalistas: Marília Gabriela e Ney Gonçalves Dias, que dividiam as tarefas nas três horas de duração do programa.

“TV Mulher” era na verdade um programa de variedades voltado para as mulheres e que, inicialmente, era transmitido ao vivo dos estúdios da emissora na capital paulista e para apenas São Paulo e Rio de Janeiro. Com o tempo o sucesso da atração a levou para outras capitais e cidades onde o sinal da Globo chegava.

A vinheta de abertura do programa era a música “Rosa Choque”, composta por Rita Lee e Roberto de Carvalho e interpretada por Rita e que já dizia em sua letra muito do que abordava a atração, que tinha como tema, assuntos que iam dos direitos da mulher ao comportamento sexual das mesmas.

Dirigido inicialmente somente por Nilton Travesso e cinco anos depois por Régis Cardoso, o “TV Mulher” era dividido em vários quadros de curta duração que falavam de comportamento sexual; receitas e o modo de preparo de diversos pratos; denúncias feitas pelos telespectadores; variação dos preços da cesta básica; saúde das crianças; segurança da mulher; estética, beleza e exercícios físicos; dicas de moda e os bastidores das novelas e da televisão.

Dois quadros em especial garantiam a boa audiência do programa e causaram muito “buchicho” na mídia e nos telespectadores. O “Comportamento Sexual” comandado com muita liberdade pela sexóloga Marta Suplicy, que falava abertamente sobre tudo, quebrando muitos tabus via televisão e ainda no horário matutino, e “Dicas do Clodovil”, onde o costureiro se destacava com suas orientações sobre o que vestir, quando e muitas vezes de maneira irreverente, criticava o que as mulheres estavam usando, inclusive estrelas e atrizes nacionais e internacionais.

O programa também sedimentou o talento de Marília Gabriela e de Ney Gonçalves Dias como jornalistas e apresentadores, que passaram para o primeiro time dos comandantes de programas na televisão brasileira.

“TV Mulher” foi um grande acerto da TV Globo e tem um lugar de destaque na história da nossa televisão. 

Comentários
Assista ao vídeo