Informes - Daniel Toledo | Loyalty

Relógios usados possuem ótima aceitação no mercado de luxo em Miami

30 de Outubro de 2018

*Por Daniel Toledo

Quem me conhece ou acompanha um pouco o meu trabalho, deve saber que tenho alguns gostos e hobbies, como por exemplo, colecionar óculos e relógios. Mas isso não é de agora. A minha relação com os óculos vem desde a infância, por ter uma hipersensibilidade a luz, desde pequeno tenho que usar esse acessório. Já a paixão por relógio, é uma herança de família, meu pai colecionava relógios e acabou passando essa paixão para mim.

Mas o que isso tem a ver com o que eu atuo profissionalmente? Bom, logo quando me mudei para Miami conheci o Erik, um conhecedor e colecionador de relógios muito conhecido por aqui. Durante as nossas conversar, acabei me interessando, levando esse assunto mais a sério e criei uma certa identidade e relação com esse artigo.

Até então eu nunca havia pensado em transformar esse hobbie em negócio. Mas nas minhas pesquisas de mercado, levantei que o setor de artigos de luxo, em 2017, movimentou 8,9 bilhões de dólares só em Miami. Esse segmento tem um crescimento de 12,6% ao ano.  

Mesmo antes dessa ideia, eu sempre acreditei nesse mercado e há alguns meses resolvi fazer alguns testes. Primeiro, eu reservei um capital de investimento de US$40mil e fui em algumas lojas de penhores para comprar relógios e óculos elitizados por um preço mais em conta e segui o ciclo de compra e revenda, direta e indiretamente, para amigos e através deles. Todo o material, apesar de usado, estava em perfeito estado com garantia e tudo mais.

Essa ação trouxe um resultado muito maior do que eu tinha imaginado, financeiramente e de relacionamento porque eu conheci algumas pessoas, o que pode agregar outras oportunidades de negócios.

No primeiro mês, por conta da falta de experiência, confesso que não obtive um resultado muito interessante.  Já no mês seguinte, o retorno foi mais positivo. Já no terceiro, um pouco melhor, até porque eu passei a achar os pontos que deveriam ser melhorados. A grande sacada é você ter a ponta da compra e a ponta da venda para fazer simplesmente essa intermediação que facilita muito.

Por exemplo, há um tempo comprei dois relógios que custam em torno de 8 a 12 mil dólares, e naquela mesma época consegui o contato de um vendedor de uma loja de penhor. Passei a negociar diretamente com as pessoas, comprava a US$5,5 e vendia por US$8,5. Em cinco meses consegui transformar os 40 mil iniciais, em 62 mil dólares, ou seja, eu tive um lucro de 22 mil dólares. Pagando os impostos e os gastos que tive, ainda sobram quase 16.000 dolares limpos.

Se você estiver pensando em criar um negócio nos EUA, quem sabe esse tipo de mercado pode lhe oferecer um diferencial e ajudar você a ter um rumo por onde começar? Acho que é algo interessante para ser pensado e realizado, conforme suas vontades. É bom fazer um marketing agressivo, criar uma boa rede de relacionamento, além de precisar saber comprar e vender bem.

Esta é uma empreitada que traz resultados a médio a longo prazo. Quem me conhece e acompanha meu trabalho sabe que este não é meu negócio primário e que encarei este desafio apenas como mais um teste de mercado, que no fim deu certo. Mas pode ser que para você seja um caminho brilhante! 

 

*Daniel Toledo é advogado especializado em direito internacional, consultor de negócios e sócio fundador da Loyalty Miami. Para mais informações, acesse: http://www.loyalty.miami ou entre em contato por e-mail contato@loyalty.miami. Toledo  também possui um canal no YouTube com mais de 55 mil seguidores https://www.youtube.com/loyaltymiamiusa com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender nos Estados Unidos. A empresa agora possui sede em Portugal e na Espanha.

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