Business -

Grupo PERFORM publica 3º Relatório Global de Consumo de Mídia Esportiva 2013

23 de Agosto de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O grupo de mídia digital esportiva PERFORM apresenta hoje, 23 de agosto, os resultados do "Relatório Global de Consumo de Mídia Esportiva 2013", produzido em parceria com as empresas Kantar Media Sport e TV Sports Markets. O relatório é fruto da pesquisa feita nos 14 maiores mercados do setor e destaca um grande aumento no tempo médio de consumo por parte dos fãs de esportes, de 6.2 horas para 8.1. No Brasil o tempo médio é de 12 horas, mas a campeã é a Índia com incríveis 19 horas semanais. 


O relatório também aponta que a TV continua sendo o principal meio de assistir esportes no mundo. No entanto no Brasil a audiência apresenta queda média anual de 3%. Já o número de pessoas que acompanham esportes por aparelhos móveis cresce a taxa de 5% ao ano. Estima-se que atualmente 55% dos brasileiros fãs de esporte, acompanhem suas modalidades preferidas por celulares e tablets.

O consumo de esportes via redes sociais também foi monitorado. O Relatório conta que um em cada dois torcedores consomem esportes por meio de redes sociais e passam cerca de duas horas conectados por semana. A rede social preferida pelos brasileiros para essa finalidade é o Facebook ,seguido pelo You Tube, Google+ , Twitter, Instagram e Flickr.

Antes de grandes eventos esportivos profissionais, como um jogo de futebol, a pesquisa contatou que praticamente 60% dos torcedores utilizam o celular para interações antes, durante e após partidas. Antes, em primeiro lugar fica o envio de mensagens e ligações para os amigos, seguido de perto pelas atualizações das redes sociais. Durante o jogo as situações se invertem e após, as partidas o uso das redes sociais disparam. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nos últimos dois anos, 13% dos torcedores brasileiros passaram a assistir jogos pela TV ao mesmo tempo que estão conectados a internet e interagem e recebem informações por outros dispositivos (tablets, celulares e computadores). Essa é uma tendência apontada como uma das principais evoluções de mercado para os próximos anos.

Cristiano Barbieri, gerente geral da PERFORM no Brasil, comentou: "Relatório Global de Consumo de Mídia Esportiva se tornou uma ferramenta de referência importante para qualquer um envolvido em entender os comportamentos dos fãs do esporte e fornece um panorama completo da indústria como um todo. A fragmentação da mídia está fornecendo algumas oportunidades realmente empolgantes para os detentores dos direitos, editoras e marcas. E a julgar pelos resultados desse relatório, fica claro que é cada vez mais importante ter uma estratégia especifica para dispositivos móveis e multiplataforma para promover o engajamento dos fãs de esporte". 

Para ter acesso ao Relatório Global de Consumo de Mídia Esportiva 2013, a PERFORM lançou o site www.knowthefan.com. Os interessados devem se cadastrar nessa plataforma que é a fonte de informação definitiva para profissionais da indústria entenderem os hábitos de consumo de esportes de fãs ao redor do mundo.

Comentários
Assista ao vídeo