Informes - Daniel Toledo | Loyalty

Segmento alimentício é opção viável de investimentos nos Estados Unidos

5 de Dezembro de 2018

O empresário Hanri Maroni atua na área de marketing e franquias há 14 e desde então, vem desenvolvendo e expandindo negócios no Brasil. Há três anos, se estabeleceu definitivamente nos Estados Unidos. Logo que chegou, realizou uma pesquisa de mercado e identificou que o segmento de alimentação é uma indústria muito forte no EUA. Eles decidiram trabalhar com a cozinha brasileira e, em 2016, iniciaram o restaurante Brazilian Plat House, em Los Angeles.

Quando se pensa em servir refeição, logo vem à mente algo complexo, mas Hanri tinha como objetivo oferecer uma operação simples e muito rápida. No futuro talvez eles possam ser reconhecidos como um fast food de comida brasileira, mas com proposta diferente de uma bandejão. São pratos prontos, pré-definidos, feito com muito carinho, apresentação gourmet, mas a formatação do ambiente não é para ir e passar horas. Hoje, 65% do faturamento está no horário do almoço onde as pessoas estão com mais pressa.

A ideia é duplicar filiais para futuramente propor um programa de franquia ou licenciamento. No dia 7 de setembro completaram dois anos de atividade. De janeiro a dezembro o restaurante faturou aproximadamente 600 mil dólares, cerca de 50 mil dólares por mês.

Esse número não se refere a nenhuma unidade licenciada, mas sim a unidade própria, sendo que o espaço só começou a abrir aos domingos a partir de agosto de 2017. Se estivesse aberto durante o final de semana inteiro, desde o começo, teríamos números ainda mais interessantes. Hoje, operam de 12 a 14 horas por dia e com mais de uma equipe de colaboradores, o que gera algumas vantagens inclusive para os brasileiros que trabalham lá.

O negócio poderia começar com uma quantia entre 70 a 100 mil dólares. Essa variável se dá porque o investimento era de 100 mil dólares disponíveis para atender a todos os processos necessários, mas ele encontrou muitos pontos comerciais onde já havia uma cozinha instalada, o que chamamos por aqui de restaurante de segunda geração. Isso reduziu sensivelmente as burocracias com as licenças e valor de investimento.

Quem se interessar futuramente em adquirir uma unidade, não terá que se preocupar com o abastecimento, a equipe de Henri desenvolveu um programa de logística que a cada semana faz uma entrega em cada um dos restaurantes. Por ter uma reposição semanal, imaginando o fluxo de caixa do restaurante, o capital de giro não precisa ser tão alto e pode ser destinado a outra operação, o que já é uma preocupação a menos.

A Loyalty Miami ajudou na implantação de todo o negócio de Hanri. Só em 2017, a equipe atendeu mais 70 processos de E2, visto que permite morar e trabalhar legalmente nos Estados Unidos o solicitante que possui dupla cidadania.  

Um dos pontos positivos de ter um comércio nos Estados Unidos é que, diferente do Brasil em que as operações de crédito demoram até 30 dias, o valor é creditado já no dia seguinte. O empresário não precisa fazer papel de instituição financeira e tudo ocorre de forma centralizada. Esse é um dos motivos que dispensa um capital de giro muito grande.

A empresa de Hanri em breve estará na praça de alimentação de alguns shoppings da Flórida. Estamos negociando com três grandes centros de compras, e em breve, teremos novidades neste sentido.

Em relação a alguns estabelecimentos famosos que encerram atividade em Miami ao longo do ano, saliento que é preciso enxergar o mercado além do público brasileiro. Eles estão em grande quantidade no estado da Florida, mas não são os únicos, então desenvolver um produto especifico para este nicho precisa ser muito bem pensado e planejado.

Para abrir um negócio em solo americano basta o passaporte, comprovante de endereço e um objeto social definido. O custo varia um pouco. As empresas que possuem foco no varejo custam em torno de U$450 a U$1.200. Logo no primeiro ano de atividade a obtenção de empréstimo bancário pode ser um pouco desafiador, mas com o tempo, é possível conseguir capital de giro com instituições financeiras.

Cada Estado tem suas próprias regras, mas que em geral, são muito semelhantes. Por isso, o ideal é começar no lugar que o solicitante tenha maior afinidade para residir e se adaptar, uma vez que não há variações tributárias tão grandes que justifiquem o desconforto pessoal.

*Daniel Toledo é advogado especializado em direito internacional, consultor de negócios e sócio fundador da Loyalty Miami. Para mais informações, acesse: http://www.loyalty.miami ou entre em contato por e-mail contato@loyalty.miami. Toledo  também possui um canal no YouTube com mais de 55 mil seguidores https://www.youtube.com/loyaltymiamiusa com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender nos Estados Unidos. A empresa agora possui sede em Portugal e na Espanha.

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