Informes - Daniel Toledo | Loyalty

Casamentos falsos e overstay prejudicam quem deseja morar nos Estados Unidos

11 de Janeiro de 2019

*Por Daniel Toledo

Em agosto desse ano recebi algumas mensagens sobre pessoas que, supostamente, estariam oferecendo casamentos em troca do Green Card. Recebi também algumas solicitações para fazer um vídeo sobre essa questão, mas preferi não me envolver porque não é o tipo de coisa que eu gostaria de comentar.

Entretanto, li alguns artigos sobre esta polêmica e então resolvi expor o que penso a respeito. O jornal Achei da segunda semana de dezembro teve como manchete principal a notícia: “Fraudes em casamento levam, pelo menos, cinco pessoas para a prisão”, e decorre sobre o caso do jamaicano que aconteceu em Connecticut.  Houve outros casos semelhantes em Nova York, Flórida e Geórgia. Em uma delas, havia dois brasileiros envolvidos.

Hoje a imigração está extremamente cautelosa com este tipo de situação. Eles estão investigando absolutamente tudo, e em todos os processos, em um âmbito geral. A imigração fiscaliza de forma intensa toda a documentação necessária. As pessoas que se arriscam em juntar um documento falso ou que fazem algum procedimento ilegal, assumem um risco muito grande.

Outra notícia que também me chamou atenção foi sobre juízes que negaram 85% dos pedidos de asilo na Florida. E eu tenho recebido muitos questionamentos sobre como realizar um pedido de asilo, e isso não é um processo simples. Então, antes de pensar nesta possibilidade, procure um profissional qualificado que vai te orientar exatamente o que realmente pode ser aplicado para você.

Sempre falo para meus amigos e clientes que ninguém pode garantir algum tipo de resultado, seja em negócio, visto, investimento, processo, em absolutamente nada. E por mais que o profissional dê o melhor, ainda corre o risco de não alcançar o que espera.

Outra informação que gostaria de ressaltar é sobre uma pesquisa que foi divulgada pelo jornal Gazeta e que inclusive venho falando há muito tempo, cada vez mais aumenta a quantidade de pessoas ficam com o visto vencido no país, se comparado aquelas que entram ilegalmente no país. Ao interpretar essa informação, e me deparar com os números, me preocupei bastante. Segundo o DHS, esse índice se mantém alto especialmente entre estudantes.

Esse “fenômeno” é conhecido como overstay. Isso acontece quando um número muito grande de pessoas, que obtém o visto de turismo no consulado, extrapolam o prazo e vão ficando por aqui. Ou, ingressam no país com visto de estudante e não se apresentam na escola, tentam ganhar mais tempo acreditando que vão trabalhar e conseguir algum dinheiro. Mas se houvesse planejamento, essa história teria um final feliz.

Há alguns dias precisei renovar minha licença para dirigir e fui surpreendido com a resposta de que eu não poderia naquele momento realizar uma nova validação porque quando solicitei meu social security há muito tempo, tive o nome do meio abreviado e agora, o nome que consta no SS precisa estar escrito da mesma forma na carteira de motorista.  Ou seja, o documento vai conter todas as informações sobre uma determinada pessoa.  Isso não seria um indicio de uma triagem maior? Para saber quem está como estudante, overstay ou até mesmo ilegal. Cada vez mais barreiras estão sendo criadas dificultando o acesso a serviços para quem não está legal no país. Será que vale a pena correr todo esse risco?

Tomem cuidado, porque uma falta de planejamento no meio do caminho pode fechar uma série de outras portas.

*Daniel Toledo é advogado especializado em direito internacional, consultor de negócios e sócio fundador da Loyalty Miami. Para mais informações, acesse: http://www.loyalty.miami  ou entre em contato por e-mail contato@loyalty.miami. Toledo também possui um canal no YouTube com mais de 57 mil seguidores https://www.youtube.com/loyaltymiamiusa com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender nos Estados Unidos. A empresa agora possui sede em Portugal e na Espanha.
 
Comentários
Assista ao vídeo