Informes - Daniel Toledo | Loyalty

Muro, estruturação da economia e o “shutdown”. Bem-vindo aos dois anos de Governo Trump

5 de Fevereiro de 2019

*Por Daniel Toledo

Quando Donald Trump assumiu em 20 de janeiro de 2017, os Estados Unidos passavam por uma fase muito parecida com a que estamos vivendo hoje no Brasil. Os americanos estavam cansados de uma série de situações, principalmente de pagar impostos. Mesmo cientes do retorno, essas obrigações foram usadas para outras finalidades indiretas a eles, como por exemplo, o custeio de imigrantes ilegais sendo que alguns vivem na total clandestinidade e não colaboram com o serviço público.

Apesar de achar que o Trump exagera em algumas situações, em outras ele tem razão, como por exemplo, querer preservar o cidadão estadunidense de alguns cenários, além de querer conduzir os impostos para quem realmente colaborou.

Com o passar do tempo, mais precisamente no período de seis meses, ele fez uma campanha extremamente agressiva de caça aos ilegais e aos legais que pegaram a documentação de forma questionável, resultando em um recorde de deportações e prisões. Travou-se uma série de batalha em consequência disso e muitas delas foram vencidas pelo próprio presidente.

Donald Trump
 

Deixando a polemica de lado, é preciso reconhecer que ele fez uma estrutura gigante de aquecimento na economia ao fechar e negar alguns tratados que eram prejudiciais aos Estados Unidos, assinados pelos democratas dentro daquela política de agradar a todos, ao mesmo tempo. Ele também refez e negociou inúmeros outros, e hoje a economia bate recordes históricos.

Agora no começo do ano, o governo Trump já se depara com um conflito muito grande porque o assunto sobre reeleição começa a vir à tona, lembrando que 2020 é o último ano antes da próxima campanha eleitoral para presidência. Ele e sua equipe precisam concluir suas promessas, como a construção do muro do qual havia informado que seria pago pelo México, entretanto, o país vizinho já informou que não irá pagar de forma alguma.

Se eu sou a favor do muro? Ele já existe. E a maior parte dos estadunidenses não percebe isso porque vive em um mundo onde estão cercados por suas bolhas sociais, sem conseguir enxergar outras questões “alheias” a eles, como o muro, que apesar de já existir não é de concreto, muito menos de aço, que é como o Trump quer fazer. De qualquer forma, já existe um sistema de segurança.

No final do último ano começou o “shutdown” porque os democratas realmente precisam votar a respeito dessa questão do muro, e eles são contra, não querem liberar verba, impactando de forma negativa uma série de outros assuntos. Muitas áreas do país estão gradativamente parando, vários servidores públicos estão deixando de receber porque não tem dinheiro para pagar. Inclusive, alguns terminais e aeroportos estão fechando também.

Dentro da minha avaliação geral, acho que o Donald Trump está fazendo excelente trabalho com relação à economia e gerando postos de trabalho. Eu tenho a certeza absoluta que resolvendo esse impasse do muro, ao ceder alguns pontos também porque os democratas já cederam muito, eles podem entrar em um acordo para, de fato, tornar o país uma potência.  

*Daniel Toledo é advogado especializado em direito internacional, consultor de negócios e sócio fundador da Loyalty Miami. Para mais informações, acesse: http://www.loyalty.miami  ou entre em contato por e-mail contato@loyalty.miami. Toledo também possui um canal no YouTube com mais de 58 mil seguidores https://www.youtube.com/loyaltymiami com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender nos Estados Unidos. A empresa agora possui sede em Portugal e na Espanha.

Comentários
Assista ao vídeo