Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Tavito, autor de 'Casa no Campo' e de jingle da Copa de 1994, morre aos 71 anos

27 de Fevereiro de 2019

O cantor, compositor e músico mineiro Luís Otávio Carvalho, conhecido como Tavito Carvalho, morreu hoje (26), na capital paulista, aos 71 anos. Tavito Carvalho fez parte do Clube da Esquina, na década de 1970. Tavito estava internado há uma semana no Hospital Sancta Maggiore, no bairro Pinheiros, para tratar um tumor de orofaringe (região que envolve boca, língua, palato e faringe).

Luís Otávio de Melo Carvalho para os muito íntimos, Tavito para todos, músico, compositor, arranjador, produtor de discos e publicitário, nascido e criado na gema de Belo Horizonte, fruto de ideias, amigos e canções de Minas, mudou-se para o Rio em 1968, na correnteza poética do amigo Vinícius de Moraes.

 

Tavito se destacou primeiramente como guitarrista/violeiro do grupo "Som Imaginário", juntamente com Zé Rodrix, Robertinho Silva, Wagner Tiso, Luís Alves, Naná Vasconcellos e Fredera.

Essa moçada foi convocada para acompanhar um noviço Milton Nascimento com seu nascente Clube de Esquina, cheio de bons mineiros e sonhos por toda parte. Com o Som Imaginário gravou três LPs. Em 1971, compôs com Zé Rodrix a canção "Casa no Campo", imortalizada na voz de Elis Regina.

Em 1973, transferiu-se para São Paulo, onde passou a se dedicar à criação de jingles e trilhas publicitárias. Só mais tarde - em 1979 - gravou para a CBS o primeiro de três discos-solo, no qual homenageava os Beatles e sua cidade natal com a canção "Rua Ramalhete", eleita recentemente a Trilha Sonora Oficial de Belo Horizonte.

Zacarias Pagnanelli e Tavito
 

Compôs trilhas para novelas, temas específicos para cinema, televisão, esporte e teatro. Fez shows pelo Brasil até 1992, quando se retirou, restringindo seu trabalho à produtora publicitária que mantém até hoje.

Em 2005, entretanto, novamente em São Paulo, inquieto e certo de ter muito a dizer, Tavito volta aos palcos e retoma seu ofício maior, o de compor, tocar e cantar. O mais recente CD de Tavito, o independente "TUDO", lançado em 2009/2010 em quatro capitais, é um sucesso significativo nesses tempos de banalização do formato CD: vendeu 4.000 cópias, esgotando-se em prazo recorde.

Neste trabalho, ele prioriza suas raízes pop-roqueiras e emociona em letras que celebram o amor como fundamento, além de investir de forma humorada contra o atual declínio ético da sociedade.

Comentários
Assista ao vídeo