Notícias - Autoridades

Polêmica: Desembargador grava vídeo com cantor Leonardo para colegas juízas e depois pede desculpas

27 de Março de 2019

O desembargador Jaime Machado Júnior, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), criou polêmica ao gravar um vídeo junto com o cantor Leonardo.

Nas imagens, publicadas na última terça-feira (26), o magistrado utiliza linguagem de baixo calão ao se referir a juízas. Logo após o cantor cumprimentar as mulheres, ele é cortado por Jaime, que inicia uma sequência de insultos. "Nós vamos aí c**** vocês. Ele segura e eu c***", diz o desembargador apontando para o músico, que fica constrangido.

A filmagem repercurtiu mal e fez com que o TJSC se manifestasse. O tribunal teve conhecimento do vídeo pela imprensa e emitiu opinião contrária ao conteúdo: "De pronto solicitamos ao magistrado informações sobre o ocorrido e, a partir dos esclarecimentos, definiremos quais as providências a serem adotadas".

Além do órgão, o Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público e a Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas solicitaram apuração dos fatos e tomada de providências por instâncias competentes. "É inadmissível o comportamento sexista adotado pelo desembargador", reforçou nota emitida em conjunto.

Após a polêmica, o desembargador também reconheceu que se excedeu e pediu desculpas pelo comportamento inadequado.

"Na tarde de hoje, fui surpreendido com a veiculação de um vídeo em que apareço ao lado do cantor Leonardo, em um encontro entre amigos, no qual faço comentários dirigidos a algumas colegas magistradas, com as quais possuo laços de amizade já de muitos anos. Inicialmente, quero esclarecer que em nenhum momento tive a intenção de ofender, menosprezar e mesmo agredir as minhas colegas, nem as mulheres em geral", escreveu.

Na sequência, ele admite que foi machista e espera que o episódio sirva de lição para a sociedade.

"Reconheço que as colocações foram inadequadas, infelizes e que, de fato, acabam por reforçar uma cultura machista que ainda é latente em nossa sociedade. Assumo os meus erros e com eles procuro aprender. Espero que este episódio sirva de lição não só para mim, mas para todos os homens que tratam um assunto muito sério como se fosse brincadeira".

Fonte: R7

Comentários
Assista ao vídeo