Colunistas - Rodolfo Bonventti

A obra de Lygia Fagundes Telles chega ao horário das 18 horas da TV Globo

8 de Abril de 2019

O romance “Ciranda de Pedra”, escrito em 1954 pela consagrada Lygia Fagundes Telles, chegou às telas da TV Globo em 1981, às 18 horas, um horário que não era o mais apropriado para a narrativa da autora que tinha temas “pesados” para esse horário como a separação de casais, adultério, loucura mental e homossexualismo.

Adaptada por Teixeira Filho em pouco mais de 150 capítulos, “Ciranda de Pedra” foi uma novela que contava a trajetória, na década de 1940, de uma bela mulher mas cheia de problemas, Laura, que se dedica às artes plásticas e é casada com um homem rico, Natércio, que é áspero e a rejeita e suas três filhas: Bruna, Otávia e Virgínia.

Dirigida por Reynaldo Boury e Wolf Maya, a novela apresentava uma excelente reconstituição de época e era defendida por um elenco de primeira linha, que assumiu com maestria personagens complexos e difíceis, criados por Lygia Fagundes Telles.

Para viver Laura Prado, que chega a ser internada como louca pelo marido Natércio, os diretores escolheram acertadamente Eva Wilma, brilhante no papel, enquanto o rico e austero Natércio, seu marido, era vivido por Adriano Reys. As três filhas eram interpretadas por Silvia Salgado (Bruna), Priscila Camargo (Otávia) e Lucélia Santos (Virgínia), a mais nova e a que mais sofre porque é a única a viver com a mãe e sua doença, depois da separação do casal. Um brilhante trabalho de Lucélia na telinha.

Para formar o triângulo maduro da história há o médico neurologista dr. Daniel, um eterno apaixonado de Laura, muito bem interpretado por Armando Bógus. Outro grande trabalho, vencedor do prêmio da crítica especializada como melhor atriz, foi o da arrogante Frau Herta, a governanta da casa de Natércio, interpretada por Norma Blum.

Os atores Marcelo Picchi e Roberto Pirillo, respectivamente como Eduardo e Luís Carlos, comandavam o elenco jovem da história, que ainda contava com Fábio Junqueira, Mônica Torres, Paulo Ramos, Alzira Andrade e Edson Celulari.

Outra atração era o elenco de veteranos, recheado de grandes trabalhos e entre eles estavam Castro Gonzaga, Ana Lúcia Torre, Manfredo Colassanti, Henriqueta Brieba, Elza Gomes, Ênio Santos, Neuza Amaral, Arthur Costa Filho, Gilda Sarmento e Maria Helena Dias.

“Ciranda de Pedra” foi também o último trabalho da atriz Djenane Machado na TV Globo, vivendo a enfermeira Guiomar. Depois ela ainda faria trabalhos na TV Cultura e na TV Manchete antes de abandonar de vez a carreira.

A novela foi vendida para quase 40 países nas décadas de 1980 e 1990 e fez muito sucesso na China, nos Estados Unidos, na Itália e em Marrocos.

Comentários
Assista ao vídeo