Business -

Instituto General Motors, braço social da GM do Brasil, completa 20 anos e tem nova diretoria

3 de Setembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Instituto General Motors - IGM, criado em 1993 e que completará 20 anos em novembro próximo, tem nova diretoria, empossada neste início do mês de setembro. O Conselho Mantenedor passa a ser presidido por Marcos Munhoz e o IGM passa a ser presidido por Pedro Luiz Dias, que já vinha ocupando há vários anos o cargo de vice-presidente da instituição.

"O IGM é o braço social da General Motors do Brasil na coordenação e incentivo a projetos educativos, ambientais e filantrópicos nas comunidades próximas às fábricas e instalações comerciais da empresa. A instituição atua com o objetivo de resgatar a cidadania de jovens e adultos de comunidades carentes, por meio da área educacional", destaca Marcos Munhoz, vice-presidente da GM.
Nestes duas últimas décadas os projetos na área educacional e programas de auxílio já beneficiaram milhares de pessoas nas localidades onde a GM mantém suas unidades operacionais, dentre eles o Projeto FOCO – Formação com Competência, executado em São Caetano do Sul, em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos e a Prefeitura da cidade.

"Este projeto social foi muito bem sucedido e o estendemos também para a cidade de Gravataí. Já tivemos até agora mais de 10 mil alunos preparados profissionalmente para o mercado de trabalho nas duas cidades", acrescenta Pedro Luiz Dias, que também é o diretor de Comunicação Social da GM.

A nova diretoria executiva do IGM recebeu também novos objetivos para impulsionar projetos de forma que eles alcancem a auto-sustentabilidade. Os novos projetos estão em fase de análise e, quando aprovados pelo Conselho Mantenedor, serão implementados em breve.

E isso foi o que ocorreu, por exemplo, com o Projeto Ruty Cassiano, voltado às mulheres da comunidade de Indaiatuba (SP) – onde a GM mantém seu campo de provas -, e que teve como objetivo oferecer curso de corte de costura industrial, para auxiliar no sustento das participantes e também seus familiares. O programa, que tornou-se auto-sustentável, recebeu o prêmio Top Social, em 2008, da Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil - ADVB.

Programas de formação
Outro programa de sucesso é o 'Fábrica de Cabides', realizado durante vários anos seguidos em todas as unidades da empresa no Brasil e até mesmo em Rosario, na GM Argentina. Conhecido também como "Empreendedores do Futuro" ou "Jovens Empreendedores", ele permite aos alunos o aprendizado, além da constituição e a administração de uma mini empresa, e também como produzir e vender um produto, no caso, cabides para roupas.

O programa oferece a alunos de escolas da rede pública municipal e estadual, entre 14 e 17 anos, a oportunidade de conhecer, na teoria e na prática, como se constitui uma empresa e como é o seu dia-a-dia. Este projeto foi implantado em 1989 em São Caetano do Sul e, depois, estendido para as outras fábricas. Atualmente este projeto é executado para filhos de empregados na unidade da GM em São José dos Campos.

Perfil do Instituto General Motors, o braço social da GM do Brasil
• O Instituto General Motors (IGM), criado em novembro de 1993, completará 20 anos em novembro de 2013. 
• o braço direito da General Motors na área social e tem como missão principal resgatar a cidadania de crianças, jovens e adultos, nas comunidades próximas às instalações comerciais e industriais da empresa. 
• objetivo de contribuir para a melhoria da sociedade é buscado por meio da educação, com a viabilização dos projetos sociais em execução. 
• Portanto, a missão do Instituto General Motors é buscar no dia-a-dia, o resgate da cidadania pela educação, além de tentar reduzir as diferenças sociais existentes no país. 
Principais projetos já realizados e/ou em execução pelo IGM em duas décadas
• Informática Educacional - inaugurado em 1999 - parceria entre o IGM e a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). 
• Foco - Formação com Competência - inaugurado em 2000 - parceria do IGM com o Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul para qualificar a mão-de-obra da região e implementado também em Gravataí (RS), que inclui também o curso de Informática Sênior para a terceira idade. 
• Banco de Alimentos - inaugurado em 1999 - o projeto é uma parceria entre o IGM e a organização não-governamental especializada na coleta urbana e distribuição de alimentos em São Paulo. 
• Fábrica de Cabides - Inaugurado em 1989 - jovens aprendem a abrir, administrar e fechar uma empresa, no caso uma fábrica de cabides. Atualmente o programa prioriza filhos de empregados na unidade de São José dos Campos (SP). 
• Programa de doações - Asilos, albergues, creches, escolas e instituições de ensino são os locais que recebem as doações do IGM.
• Sopa solidária / Contra o desperdício. Em Santo André e São José dos Campos, a partir de alimentos não utilizados nos refeitórios da empresa. Em Gravataí, existe projeto similar batizado de "Seja 10 contra o desperdício", e o resultado desta campanha possibilita a doação de alimentos não perecíveis a uma creche.
• Campanhas Emergenciais - a arrecadação é feita pelos próprios empregados da GMB e os itens doados são distribuídos para várias comunidades.
• Campanha do Agasalho – Anualmente os empregados de todas as unidades da GM se solidarizam e arrecadam roupas, agasalhos e calçados, doando todo o material para as comunidades carentes nas cidades onde a empresa possui instalações.
• Alfabetização Solidária – IGM participou durante vários anos deste projeto.
• Programa Ruty Cassiano - voltado às mulheres da comunidade de Indaiatuba (SP), teve objetivo de oferecer curso de corte costura industrial, para auxiliar no sustento das participantes e seus familiares. O programa tornou-se auto-sustentável, que era o objetivo do IGM.
• Desde 2006 a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, entidade que visa a conscientização para a segurança no trânsito, por meio do programa Vida Urgente, um conjunto de atividades de envolvimento com a comunidade em especial o público jovem e infantil.
• Criada em 2006, a equipe "The Brazilian Trailblazer", recebe o apoio do IGM desde o início. Formado exclusivamente por alunos da rede pública de ensino de Gravataí, o grupo integra a Associação Internacional para Desenvolvimento Tecnológico (Aidtec), instituição pela qual mobiliza estudantes para o desenvolvimento de competências e capacitações profissionais ligadas a projetos de robótica, tendo a inclusão social como um de seus focos de atuação. Além disso, o time é um representante assíduo da First Robotics Competition, maior competição mundial do gênero realizada anualmente.

Comentários
Assista ao vídeo