Colaboradores - Talita Alves

Mitos e verdades sobre a Musculação

7 de Maio de 2019
Musculação é Qualidade de Vida
créditos: arquivo pessoal Instagram @drandreysorrilha

Mesmo vivendo um momento, no qual as pessoas tomaram consciência pela vida saudável, uma explosão de blogueiros e digitais Influencers falando sobre o assunto, ainda há dúvidas pela prática da musculação. 

  • Conversamos com o ortopedista Andrey Sorrilha, formado pela USP, com especialidade em medicina esportiva, para entender melhor esse mito ou verdade. Doutor, em sua concepção, Musculação significa?

Dr. Andrey Sorrilha: Musculação é Qualidade de Vida

  • Musculação emagrece? 

Dr. Andrey Sorrilha: Nos últimos anos, o treino de força assumiu uma importância significativa em programas de intervenção  para indivíduos com excesso de peso ou obesos. Os principais argumentos que justificam isso são o aumento da massa muscular (massa magra) e o consequente incremento das taxas metabólicas de repouso e diária, o que repercute decisivamente na balança energética diária. Com mais músculos , o metabolismo acelera e passa a consumir muito mais gordura como fonte energética mesmo no repouso!! Ou seja,quanto mais músculo você tem, mais energia ele precisa, e busca isso da sua própria gordura  corporal, o que é otimo!!

  •  Quais doenças que podemos evitar sendo saudável ? 

Dr. Andrey Sorrilha: Ter um corpo equilibrado, sem sobre peso e com porcentagem adequada de gordura, é essencial para evitarmos diabetes, pressão alta, infartos, artrose, etc. 

  • Para perder gordura o que é mais eficaz ? 

Dr. Andrey Sorrilha: Após um treinamento intenso de musculação, queima-se muitas calorias durante a sessão e por muitas horas depois. Há trabalhos sugerindo que a musculação é muito mais efetiva para perda de gordura que treinamentos aeróbicos tradicionais. Ainda tem a  vantagem de agredir menos as articulações, comparando-se por exemplo com as corridas.

  • A perda de massa muscular o que vc diria Dr? 

Dr. Andrey Sorrilha: A diminuição da massa muscular esquelética está associada ao  envelhecimento e à inatividade física. Pesquisas comprovam que a manutenção ou o ganho de massa muscular esquelética, principalmente em pessoas idosas, contribui para uma melhor qualidade e prolongamento da vida. Exercícios físicos, principalmente os resistidos com pesos, são de extrema importância para impedir a atrofia muscular, comum  no idoso. Previne, em grande escala, as chances de ter dificuldade de locomoção na idade mais avançada.

  • Com a prática da musculação, pode-se melhorar a testosterona? Principalmente das mulheres, que lutam para o aumento desse hormônio.

Dr. Andrey Sorrilha: Sim. É importante salientar que a musculação auxilia também no equilíbrio hormonal. Exercício intenso de musculação estimula a produção de GH-hormônio conhecido como um potente anti-envelhecedor, e também aumenta os níveis de testosterona, hormônio este crucial para saúde física e sexual .

Resumindo, a musculação não só te deixa com corpo mais bonito, mas também, e com toda certeza, bem mais saudável! 

Comentários
Assista ao vídeo