Colunistas - Rodolfo Bonventti

Novela de Gilberto Braga tinha Brilhante no título, mas não cativou o público

7 de Maio de 2019

Com a difícil missão de manter os excelentes índices que “Baila Comigo” conseguiu, em 28 de setembro de 1981, estreava no horário das 20 horas da TV Globo, a novela “Brilhante”, escrita por Gilberto Braga, Euclydes Marinho e Leonor Basséres.

Um grande elenco encabeçado por Vera Fischer, Tarcísio Meira, José Wilker, Renata Sorrah e Fernanda Montenegro foi acionado e algumas cenas foram gravadas em Londres para o início da trama, mas o “brilhante” do título não chegou a cativar o público que aos poucos foi se afastando da trama.

 

Foram 150 capítulos de uma história que narrava como a bela Luiza (Vera Fischer) foi testemunha do suicídio de um homem, Oswaldo (José Wilker) em Londres e, ao voltar ao Brasil e ir trabalhar com o comércio de pedras preciosas, encontra esse mesmo homem vivo e muito bem casado, se apaixonando pelo genro (Tarcísio Meira) da milionária que a contrata.

A novela teve temas audaciosos para a época e pela primeira vez tratou abertamente da homossexualidade masculina por meio do personagem Inácio, muito bem interpretado por Dennis Carvalho, um rapaz milionário e herdeiro da rica Chica Newman (um ótimo trabalho de Fernanda Montenegro), que tenta esconder sua opção sexual de todos e até aceita um casamento de aparências com a interesseira Leonor, vivida por Renata Sorrah.

“Brilhante” marcou a estréia da veterana Laura Cardoso na TV Globo e também registrou o último trabalho do grande ator Rodolfo Mayer na nossa telinha, já que ele faleceu alguns meses após o final da novela. Dois veteranos que trabalharam juntos em várias novelas da Tupi e da Record.

Com direção de Daniel Filho, Ary Coslov e Marcos Paulo, o grande elenco segurou a novela, embora a audiência ficou abaixo do que a TV Globo esperava e a história tenha que ter passado por muitas alterações para tentar aumentar essa audiência.

Além dos atores já citados, destaque também para Renée de Vielmond, Jardel Filho, Joana Fomm, Mário Lago, Cláudio Marzo, Aracy Balabanian, Eloisa Mafalda, Célia Helena, Kadu Moliterno, Sérgio Mamberti, Nádia Lippi, Suzana Faini, Oswaldo Louzada, Ítalo Rossi, Rosita Thomaz Lopes, João Paulo Adour, Buza Ferraz, Lídia Mattos, Paulo Porto, Anselmo Vasconcelos e Márcia Rodrigues.

A novela foi vendida para vários países da Europa e fez sucesso na França, na Itália e no Marrocos alguns anos depois de exibida no Brasil.

Comentários
Assista ao vídeo