Informes - Beleza em Manchete

Inédito: candidato transgênero participará do concurso Miss e Mister Rio de Janeiro CNB 2019

25 de Maio de 2019

Por Tamara Almeida | Colaboração: Henrique Fontes

Neste domingo, dia 26 de maio, acontecerá no Wyndham Hotel Barra, na cidade do Rio de Janeiro, a eleição da Miss Rio de Janeiro CNB e do Mister Rio de Janeiro CNB 2019. Organizado por André Cruz e com transmissão ao vivo a partir das 16 horas pela TV CNB, no YouTube, o concurso entra para a história com a participação do primeiro candidato transgênero no estado do Rio de Janeiro e em todo o país. Bernardo Ribeiro, Mister Rio das Pedras CNB, é um dos 20 candidatos ao princicipal título da beleza masculina fluminense. O rapaz conversou com exclusividade com o Portal Cartão de Visita News/R7 sobre a sua participação.

"Eu nasci menina, mas nunca me identifiquei com o corpo feminino. Eu via os modelos nas capas das revistas, o concurso de Mister Brasil e sonhava um dia poder fazer parte daquilo tudo, mesmo sabendo que era algo distante", revelou Bernardo durante um bate-papo com a jornalista e apresentadora Tamara Almeida. "Quando ouvi na minha agência que as inscrições para o concurso estadual estavam abertas,  fiz minha inscrição no casting e passei. Foi um momento de grande felicidade, e mais do que isso, de aceitação pela pessoa quem eu realmente sou".

Bernardo Ribeiro, Mister Rio das Pedras CNB
 

Na semana em que o STF obteve maioria para criminalizar homotransfobia no Brasil, Bernardo sabe que a sua participação no concurso tem um significado muito especial para milhares de pessoas: 

"Eu tenho plena consciência de que estou aqui não só por mim, mas por muitas pessoas que agora sabem que elas podem sonhar. Abro uma porta para milhares de trans, homens e mulheres, que estão me acompanhando e sabem que eles também poderão estar aqui um dia. É um sentimento de libertação".

Até 2018 candidatos trangênero não podiam concorrer divido às regras dos concursos internacionais representados pelo CNB - Concurso Nacional de Beleza no Brasil. Isso começou a mudar quando Julia Morley, presidente dos concursos Miss World e Mr World, revelou em conferência de imprensa realizada nas Filipinas, mo dia 5 de outubro de 2018, que os seus concursos passariam a aceitar a participação de jovens que mudaram de sexo. 

Na histórica declaração, que aconteceu no Maxim’s Hotel, em Manila, Morley disse: "as pessoas transgênero devem fazer o que querem e ser o que querem ser. Com uma certidão de nascimento e passaporte emitidos no país do candidato ou da candidata declarando seu novo sexo, ele ou ela poderá participar em nossos concursos".

 

Meses mais tarde, em Cingapura, Alan Sim, presidente do concurso Mister International, também representado pelo CNB no Brasil, declarou que candidatos transgênero passariam a ser aceitos no concurso já em 2019.

"Nós aceitamos esta abertura com grande alegria no Concurso Nacional de Beleza", comentou Henrique Fontes, diretor do CNB no Brasil. "Eu, minha sócia e irmã, Marina Fontes, e todos os que fazem parte da nossa empresa, acreditamos que a aceitação dessas pessoas representa um passo muito significativo para os concursos de beleza no Brasil. O respeito, a diversidade, o amor ao próximo e a tolerância, são valores que cultivamos. Esperamos que os Bernardo seja o primeiro de muitos, as portas estão abertas", concluiu Fontes.

20 candidatos disputam o título de Mister Rio de Janeiro CNB 2019 e 17 candidatas tentarão se tornar a Miss Rio de Janeiro CNB 2019. Você pode votar pelos seus favoritos, valendo vaga no "Top 10" para os mais bem votados em cada categoria.

O portal Cartão de Visita News/R7 trará cobertura completa e os bastidores desta edição histórica do Miss e Mister Rio de Janeiro CNB 2019. 

Votações:

Miss Rio de Janeiro CNB 2019 

Mister Rio de Janeiro CNB 2019 

Comentários
Assista ao vídeo