Colunistas - Rodolfo Bonventti

AIDS encerra carreira de Caíque Ferreira

13 de Junho de 2019

Carlos Henrique Ferreira da Costa, ou simplesmente Caíque Ferreira, se destacou nos anos 1980 como um dos mais promissores atores jovens das nossas telenovelas.

Nascido no Rio de Janeiro, ele começou a carreira aos 16 anos de idade no teatro, na peça “A Exceção e a Regra”. Se destacou como ator e cantor em vários espetáculos de teatro.

Caíque Ferreira em 1982 na novela Paraíso
 

Caíque Ferreira estreou na televisão em 1981 como o Fred, um jovem inteligente, mas muito preguiçoso, que tinha muitos problemas de relacionamento com os pais, na novela “Brilhante” de Gilberto Braga.

O sucesso junto ao público foi imediato, e ele um ano depois ganhava outro personagem de destaque, o Ricardo, jovem estudante amigo do galã José Eleutério na novela “Paraíso” da TV Globo.

Ao mesmo tempo começou uma carreira de sucesso no cinema onde fez o personagem principal de “As Aventuras de um Paraíba”, o jovem retirante Zé Branco e depois o Gato de “Flor do Desejo” do cineasta paulista Guilherme de Almeida Prado.

Ainda na televisão, Caíque se destacou nas telenovelas “Amor Com Amor Se Paga” como Gustavo e “Corpo a Corpo”, vivendo Zeca Maciel, ambas também na TV Globo em 1984/1985.

Em 1987 ele fez seu melhor papel no teatro no espetáculo “Giovanni”, uma adaptação para o palco do romance de James Baldwin, que falava sobre um romance homossexual entre dois jovens. No espetáculo ele contracena com Hugo Della Santa, outra revelação dos anos 1980 na TV e no teatro, e os dois levaram para a vida real o drama vivido no palco.

Com o sucesso da peça, Caíque voltou às novelas e participou de “Olho por Olho” na TV Manchete em 1988 como Caio Falcão e no ano seguinte de “O Sexo dos Anjos” interpretando Diogo.

Caíque chegou a ir para a Alemanha com o espetáculo musical “Lights to Light”, onde foi premiado em um festival de teatro como melhor ator. Nos palcos brasileiros ele ainda participou de “Isadora e Oswald”; “Apenas Bons Amigos” e “Poleiro dos Anjos”.

Em 1991, ele voltaria para a televisão para participar da minissérie “O Guarani” na Rede Manchete, vivendo o personagem Álvaro, o enamorado da bela Cecília (Ceci), interpretada pela apresentadora Angélica.

Após a participação na minissérie da Manchete, Caíque descobriu-se portador do vírus da AIDS e morreu dois anos depois de complicações da doença. Ele faleceu em 12 de janeiro de 1994 e foi sepultado no Cemitério do Catumbi, no Rio de Janeiro.

Comentários
Assista ao vídeo