Colunistas - Rodolfo Bonventti

Jorge Amado no horário das 18 horas da TV Globo não convenceu o público

3 de Julho de 2019

Depois de trazer um romance de Lygia Fagundes Teles para o horário das 18 horas, “Ciranda de Pedra”, que teve dificuldades para alavancar a audiência da emissora no horário, a TV Globo resolveu inovar e investir em Jorge Amado com uma adaptação de Wálter George Durst para três romances do autor baiano que resultou na telenovela “Terras do Sem Fim”.

A telenovela estreou em 16 de novembro de 1981 e teve apenas 90 capítulos porque o retorno em audiência não foi aquele que a emissora desejava. Uma tarefa difícil adaptar para um horário marcado por histórias ingênuas a obra de Jorge Amado, que tem um teor sexual muito forte.

Na difícil tarefa, o autor Durst e o diretor Herval Rossano centraram a história de “Terras do Sem Fim” na disputa de dois coronéis pelo poder político no interior da Bahia com alguns romances e traições.

Nos papéis centrais masculinos estavam um trapaceiro nas cartas vivido por Cláudio Cavalcanti; dois coronéis que eram grandes latifundiários, em bons trabalhos de Jonas Mello como o Coronel Horácio e de Carlos Kroeber como o Sinhô Badaró e um advogado ambicioso, Virgílio, interpretado por Paulo Figueiredo.

Terras do Sem Fim - Carlos Kroeber e Jonas Mello
 

No lado feminino as presenças bonitas e talentosas de Nívea Maria como a heroína Donana, filha do Sinhô Badaró; de Maria Cláudia em um trabalho marcante como a prostituta Margot e de Sura Berditchevsky como Ester, a mulher do Coronel Horácio.

Com uma perfeita reconstituição de época e uma boa direção, a novela tinha belos cenários e uma história interessante, mas que não pode se desenvolver como Jorge Amado escreveu e Durst gostaria de adaptar porque o horário não permitia grandes avanços e discussões.

De qualquer forma, foi uma interessante e arriscada inovação que a TV Globo exibiu no início dos anos 1980, uma espécie de faroeste brasileiro com um elenco onde vários outros destaques devem ser mencionados.

Além dos atores já citados, fizeram parte do elenco de “Terras do Sem Fim”: Fernando Torres, Stenio Garcia, Bárbara Fazio, Otávio Augusto, Edwin Luisi, Bárbara Bruno, Milton Gonçalves, José Lewgoy, Julciléa Telles, Mário Cardoso, Sebastião Vasconcelos, Thelma Reston, José de Abreu, Alberto Perez, Heloisa Millet, Ademilton José, Isaac Bardavid, Theresa Mascarenhas, Angelito Mello, Antonio Pitanga, Fábio Junqueira, Bernardete Di Paula e Haroldo de Oliveira.

A novela foi vendida para vários países da América Latina e da Europa, entre eles Cuba, Itália, Portugal, Espanha e Suíça.    

Comentários
Assista ao vídeo