Colaboradores - Valéria Calente

Dolomitas - Terrarossa

24 de Julho de 2019

As Dolomitas são uma cordilheira montanhosa dos Alpes orientais, situadas no extremo nordeste de Itália, apresentam as paredes calcárias mais dramáticas e impressionantes do mundo, muitas delas a mais de 2000 metros de altitude. O nome da cordilheira montanhosa advém da sua grande riqueza em calcário rico em mineral dolomita, que dá às montanhas uma cor branca, são conhecidas como as “montanhas pálidas”. Ao amanhecer e ao pôr do sol, estas rochas assumem tonalidades indescritíveis que variam dorosa ao vermelho, sendo mundialmente procuradas por todos os amantes da natureza e da fotografia.

Nas Dolomitas, há sempre algo com que se impressionar, tendo sido declaradas Património Natural da Humanidade pela UNESCO em 2009 pelas suas características geológicas, geomorfológicas e riqueza mineral que tornam estas montanhas únicas no mundo.

Tive a alegria de ser conduzida ao topo dessa montanha pelo melhor e mais paciente orientador que alguém poderia ter. Inclusive na preparação para essa viagem, que inclui a aquisição dos calçados adequados para essa aventura, já que o solado deve ser absolutamente rígido, ou seus pés não sobreviverão.

Também tive a meu lado nessa caminhada dois amigos queridos: Sheila Domingues, brasileira residente em Roma há 17 anos, e autora do blog “O Diário de uma Ítalo Brasileira”, e seu marido, Paolo, que entre outras atividades, é autor do blog “Paul Shave”.

A experiência e indescritível.

Deixando Castelrotto, onde ficamos hospedados, seguimos até o primeiro teleférico – Siusi Alpe, que sobe com um show de imagens para guardar para sempre na memória.

 

Descendo pega-se o segundo teleférico, aberto, panorama até um local mais próximo ao topo da montanha.

 

Ida e vinda somam 19 km.

No início confesso que subestimei a montanha, caminhar naquelas paisagens incríveis que remetem ao filme Noviça Rebelde e sua canção “The Sound of Music” faz pensar que não haverá dificuldade.

Vaquinhas pastando pela paisagem com sinos em seus pescoços, numa alusão à embalagem do chocolate Milka contribuem para essa sensação de que tudo é lindo, o que é verdade, e fácil, o que é uma inverdade absoluta.

 

Algumas partes da montanha são cobertas de neve, o que faz a temperatura despencar.

 

A subida é cruel, em zigue-zague, terreno rochoso e absurdamente inclinado.

Nessa subida nos deparamos com famílias inteiras, desde crianças de aproximadamente 10 anos até pessoas muito mais velhas que eu, suponho que uma senhora que passou por nós na descida tenha por volta de 80 anos.

Isso me deu força para seguir a caminhada e alcançar o topo.

A sensação é indescritível, de proximidade com o Criador e integração com sua obra.

Não por acaso todas essas montanhas recebem os turistas com um crucifixo.

 

Próximo ao topo a um refúgio, que serve pratos para aquecer a alma e o coração. Decoração linda, e todos os funcionários muito jovens e atenciosos.

Os turistas podem registrar sua passagem pelas Dolomitas com carimbos disponíveis em todos os refúgios espalhados pela região.

Já planejou sua próxima viagem?

Inclua esse local de sonho.

E comece sua jornada italiana voando Alitalia.

Viajei com muito conforto, serviço impecável e boa gastronomia.

Comentários
Assista ao vídeo