Colunistas - Rodolfo Bonventti

SBT entra no páreo das telenovelas com adaptações de dramalhões mexicanos

6 de Agosto de 2019

Em 5 de abril de 1982, o SBT estreava no campo da teledramaturgia com produções simples, baratas e de curta duração no ar, todas elas, nos primeiros anos, adaptações de dramalhões mexicanos que tinham conquistado boa audiência no seu país de origem.

A primeira produção foi “Destino”, um original de Marisa Garrido, adaptado por Raimundo Lopes e Crayton Sarzy e que foi ao ar com apenas 55 capítulos, dirigida por Waldemar de Moraes e David Grimberg.

A trama era muito comum e o elenco bem reduzido. Era a história de um casal (Fernando e Glória) com dois filhos (Rafael e João) e que tem o casamento abalado com o reaparecimento de uma ex-noiva de Fernando, a manequim Lorena. Nos papéis centrais estavam Ana Rosa, Flávio Galvão, Guy Loup, Amilton Monteiro, Tânia Regina, Ricardo Blat, Denis Derkian, Silvia Leblon, Ruthinéa de Moraes, Percy Aires e Annamaria Dias.

O investimento da emissora foi oferecer para as donas de casa uma nova opção de novelas àquelas que eram exibidas pela TV Globo, e o sucesso não foi imediato, mas a cada história a audiência ia subindo para a alegria da direção do SBT.

A segunda trama foi “A Força do Amor”, outro original da autora Marisa Garrido, adaptada também por Raimundo Lopes, com 60 capítulos e a história de um triângulo amoroso que marca o reencontro entre duas jovens e um rico e poderoso fazendeiro que era muito pobre quando conviveu com elas alguns anos antes.

O SBT aproveitava atores da extinta TV Tupi para compor o seu elenco e alguns intérpretes que estavam sem contrato com a Globo ou com a Bandeirantes. No elenco de “A Força do Amor” estavam Suzy Camacho, Paulo Castelli, Angelina Muniz, Yara Lins, Percy Aires, Elizabeth Hartmann, Gilberto Sálvio, Lia de Aguiar e Roberto Orosco.

A terceira produção e que resultou na melhor audiência das três primeiras novelas do SBT foi “A Leoa”, mais um original de Marisa Garrido com adaptação de Crayton Sarzy e Raimundo Lopes.   

O folhetim, exibido às 19h, animou a direção do SBT com os índices que conquistou ao contar a história de uma mulher que tem um casamento desajustado com um homem que tem atividades profissionais estranhas e em dado momento dá a volta por cima e se transforma em uma bem-sucedida empresária.

Também com apenas 60 capítulos, “A Leoa” teve uma grande atuação de Maria Estela como Alice, a personagem principal, em um elenco que ainda contou com Luiz Parreiras, Suzy Camacho, Maria Aparecida Baxter, Geraldo Del Rey, Paulo Castelli, Silvia Leblon, Fábio Tomasini, Marta Volpiani, Amilton Monteiro, Clenira Michel, Carlos Koppa e a menina Valéria de Andrade.

As atrações seguintes, também com 60 capítulos, foram “Conflito”, uma adaptação de Raimundo Lopes e “Sombras do Passado”, escrita por Tito di Miglio. Na primeira o elenco era puxado por Ana Rosa, Jonas Mello, Lourdes Mayer, Wilson Fragoso, Percy Aires, Arlete Montenegro e Luiz Guilherme. E a segunda tinha no elenco Fausto Rocha, Thais de Andrade, Annamaria Dias, Ricardo Blat, Wilson Fragoso, Guy Loup, Carlos Koppa, José Parisi e Marcelo Gastaldi.

Comentários
Assista ao vídeo