Colaboradores - Casal Di Madeo

Maria Fumaça terá horários extras esse mês

12 de Agosto de 2019

Festival Gastronômico de Tiradentes estimula alta de turistas na região

Por Guto Di Madeo e Drieli Fossalussa Fiorotto Di Madeo

Depois de registrar um bom movimento de passageiros no mês de julho a operação do Trem Turístico já se prepara para outra data importante do calendário. Neste mês o destaque fica por conta do 22º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Entre 22 de agosto e 1º de setembro a expectativa é de aumento no número de visitantes na região e o trem turístico terá horários extras (confira abaixo).

A Maria Fumaça que faz o trajeto entre as cidades do Campo das Vertentes é uma das poucas locomotivas a vapor no mundo que ainda rodam em bitola de 76 cm. No passeio de 12 quilômetros, a composição, com capacidade para transportar até 250 passageiros, passa pela antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM). Cada percurso dura cerca de 50 minutos.

Acessibilidade

A Maria Fumaça conta com um vagão adaptado para facilitar o acesso de cadeirantes. A entrada e uma rampa nas estações têm melhorado não só a locomoção de pessoas com deficiência como também o acesso dos idosos.

História

A rota foi inaugurada em 1881 por D. Pedro II, cruzando rios, montanhas e estações que preservam a arquitetura do século XIX. No trajeto é possível avistar belas paisagens, como o Rio das Mortes e a Serra de São José, área de preservação ambiental também conhecida como Serra de Tiradentes.

A estação de São João Del-Rei é uma atração à parte. No prédio, também construído no século XIX, funciona o Museu Ferroviário inaugurado em 1981, ano do centenário da Estrada de Ferro Oeste de Minas. O acervo reúne objetos que contam a história da ferrovia no Brasil e na região, como a EFOM nº 1, a primeira locomotiva da ferrovia. Pela riqueza de materiais, o Complexo Ferroviário da Estrada de Ferro Oeste de Minas é um dos maiores do Brasil.

Um dos principais atrativos da região, a locomotiva a vapor roda normalmente nas sextas-feiras, sábados e domingos. Desde 2001, a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) é responsável pela manutenção e operação das estações de São João Del-Rei e Tiradentes.

Funcionamento do Museu Ferroviário de São João Del Rey

Aberto

De quarta a domingo

8h às 18h

Funcionamento estações

São João Del Rey

Quarta a sábado 8h às 12h; 13h às 17h

Domingo 8h às 12h

Tiradentes

Quinta a sábado 8h às 12h; 13h às 17h

Domingo 8h às 12h

Quadro de horários durante o festival – 22/8 a 01/09

Quinta-feira (22) uma saída de cada estação

São João Del-Rei: 10h

Tiradentes: 11h

Sexta-feira (23) duas saídas de cada estação

São João Del-Rei: 10h e 15h

Tiradentes: 11h e 16h

Sábado (24) três saídas de cada estação

São João Del-Rei: 10h, 13h e 15h

Tiradentes: 11h, 14h e 16h

Domingo (25) duas saídas de cada estação

São João Del-Rei: 10h e 13h

Tiradentes: 11h e 14h

Quinta-feira (29) uma saída de cada estação

São João Del-Rei: 10h

Tiradentes: 11h

Sexta-feira (30) duas saídas de cada estação

São João Del-Rei: 10h e 15h

Tiradentes: 11h e 16h

Sábado (31) três saídas de cada estação

São João Del-Rei: 10h, 13h e 15h

Tiradentes: 11h, 14h e 16h

Domingo (1º) duas saídas de cada estação

São João Del-Rei: 10h e 13h

Tiradentes: 11h e 14h

As tarifas do passeio custam R$ 70 somente ida e R$ 80 para ida e volta. A compra pela internet conta com taxa de serviço. Estudantes, crianças de 0 a 5 anos e adultos com mais 60 anos têm direito à meia-entrada. Mais informações sobre a Maria Fumaça em São João Del-Rei/Tiradentes: Tel. (32) 3371- 8485 / http://www.vli-logistica.com/pt-br/trem-turistico

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos quatro anos e a melhor do segmento de Serviços de Transporte pela Istoé Dinheiro em 2018, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Comentários
Assista ao vídeo