Colunistas - Rodolfo Bonventti

“Som Brasil” divulgava a música regional em rede nacional e com grande audiência

22 de Agosto de 2019

A ideia surgiu do cantor, compositor, ator e apresentador Rolando Boldrin que inicialmente pensou no “Som Brasil” como um programa de rádio, mas acabou levando a ideia para a direção da TV Globo que comprou a ideia e o programa estreou no Canal 5 no dia 9 de agosto de 1981 no horário das 8h da manhã de um domingo.

A apresentação era do próprio criador, Rolando Boldrin, que também exercia o cargo de diretor musical do programa e o tema de abertura, “Vive Vida Marvada” foi um sucesso a parte na interpretação dele e de sua esposa na época, a cantora Lurdinha Pereira.

Desde seu primeiro programa, o “Som Brasil” tinha como proposta divulgar a música regional brasileira de Norte a Sul do País, e ao lado de atrações que vinham de todo o país, Boldrin também contava causos interessantes desse interior do Brasil e exibia momentos cômicos que tinham como fonte o folclore e a cultura popular brasileira.

Inicialmente o programa tinha uma hora de duração, mas a audiência foi tão positiva, apesar do horário em que era exibido aos domingos, que no seu segundo ano ele já se estendia até as 10 horas da manhã.

Em 1984, insatisfeito com o horário que o programa era exibido e depois de solicitar várias vezes à TV Globo que colocassem a atração em um horário mais nobre, Rolando Boldrin resolveu deixar o programa que passou a ser apresentado pelo ator Lima Duarte.

Para marcar a nova fase e o novo apresentador, a TV Globo deixou de gravar o programa apenas no palco do Teatro Célia Helena, em São Paulo, e passou também a investir em gravações externas e na apresentação de festas e eventos de cultura regional. A literatura também ganhou espaço com histórias contadas no programa de mestres como Guimarães Rosa.

Lima Duarte agradou ao público e a audiência do programa reagiu ainda mais positiva por todo o Brasil. A música regional ganhou novos convidados que vinham agora da música popular e se misturavam com os artistas regionais em apresentações e duetos que eram memoráveis. O grande ator ficou no comando do “Som Brasil” até março de 1989, quando o programa saiu do ar.

Som Brasil - Rolando Boldrin
 

Em março de 1990 a atração retornou em um formato totalmente diferente, onde os grandes nomes da música sertaneja se uniam a cantores populares, entremeados por bate papos com vaqueiros, agricultores e pecuaristas, mas havia também muito humor, brincadeiras e o comando era do grande humorista Chico Anysio.

Essa fase durou dois anos e um novo formato estreou em 1993, com apresentação do jornalista Alexandre Garcia,  que trazia ao palco e ao programa, shows temáticos de grandes nomes da música popular de uma forma geral, campanhas nacionais e homenagens a grandes nomes como Luiz Gonzaga, Raul Seixas ou Cazuza.

O programa voltou a sair do ar em 1999, retornando em 2007, mas também já muito distante daquela ideia inicial de Rolando Boldrin que centrava a atração na divulgação da nossa música de raiz. A última investida com o nome de “Som Brasil” já não tinha mais nada dos primeiros anos e trazia atrizes da casa que se revezavam na apresentação tanto de artistas consagrados como de outros ainda pouco conhecidos do grande público. E oficialmente essa fase se encerrou de vez em 2013.

Mas fica aqui a nossa homenagem a Rolando Boldrin, Lima Duarte e os diretores da TV Globo dessas épocas e que passaram pelo programa e o transformaram em uma das mais interessantes atrações dos anos 1980 e 1990 da TV brasileira.

Comentários
Assista ao vídeo