Business - Agronegócio

Programação do Prêmio Produzindo Certo 2013 traz lideranças de setores importantes do agronegócio

10 de Setembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O evento da Aliança da Terra, a ser realizado no dia 19 de setembro em Goiânia-GO, contará com a presença de palestrantes que abordarão temas relacionados à gestão, produção, pesquisa e casos de sucesso na produção agropecuária brasileira

A quarta edição do Prêmio Produzindo Certo, um evento da organização sem fins lucrativos Aliança da Terra, já tem a sua programação definida. O encontro, marcado para o dia 19 de setembro no Green Place Eventos em Goiânia-GO, contará com a presença de seis palestrantes que abordarão diversos temas essenciais ao sucesso do agronegócio no Brasil e no mundo. O Diretor Geral e fundador da Aliança, John Carter, juntamente ao Gerente Geral, John Miller, também apresentarão os resultados e perspectivas da organização.

Leonardo Ribeiro e Abel Leopoldino darão início às palestras. Os dois produtores contarão um pouco sobre as suas propriedades-empresas e os caminhos percorridos até se tornarem empresários bem sucedidos. Leonardo é proprietário da Fazenda São Jorge, em São João d’Aliança (GO), e Abel comanda o Grupo Leopoldino, formado por várias propriedades que produzem alimentos no cenário agropecuário.

Na sequência, Odorico Guimarães e Vivaldo Coutinho, Presidente e Diretor de Relações Públicas da APEPASA (Associação dos Pequenos Produtores Agrícolas de Santo Antônio do Rio das Mortes), respectivamente, discorrerão sobre a relação da entidade com o Projeto de Pecuária da Mata Azul da Aliança da Terra. Este projeto incentiva os pequenos produtores do Assentamento Mata Azul - localizado no município de Novo Santo Antônio, em Mato Grosso (MT) - a melhorarem a genética do rebanho em suas propriedades. Em 2012, mais de 3 mil doses de sêmen foram doadas por pecuaristas do Cadastro de Compromisso Socioambiental (CCS) aos associados da APEPASA. Além disso, o projeto foi responsável por levar a primeira Feira de Touros do Pró-Genética a Mato Grosso.

A terceira palestra será ministrada por Frank Merry, Diretor Financeiro da Aliança da Terra e professor pesquisador associado no Departamento de Recursos Florestais e Conservação Ambiental da Universidade Virginia Tech, no Estado da Virgínia, EUA. Frank discutirá sobre a importância da pesquisa e da ciência no agronegócio e explicará de que forma este embasamento científico beneficia a produção agrícola e a relação do homem com a natureza.

O último tema proposto é sobre a luta da comunidade indígena Surui. Arildo Gapamé Surui, integrante da tribo e secretário geral da Gamebey (Associação Metareilá do Povo Indígena Surui), falará sobre a produção de alimentos aliada à preservação das florestas e o respeito às tradições nativas. Os Surui têm desempenhado papel importante na preservação do meio ambiente em Rondônia (RO), tendo assinado o primeiro contrato que envolve créditos de carbono do Brasil. O Projeto Carbono Surui prevê a preservação da Floresta Amazônica por meio de ações sustentáveis na terra indígena, que são remuneradas a partir da venda de créditos de carbono no mercado internacional.

Prêmio Produzindo Certo 
Realizado anualmente, o Prêmio foi criado para reconhecer os produtores que estão desenvolvendo práticas socioambientais através do Cadastro de Compromisso Socioambiental (CCS) da Aliança da Terra. Representa a consolidação e o reconhecimento do trabalho dos produtores rurais durante o ano, que investem e melhoram as suas propriedades. Todas as fazendas membros da Aliança e que possuem o Compromisso de Adequação Socioambiental (CAS) assinado até a data pré-determinada no regulamento do evento podem participar do Prêmio Produzindo Certo.

Comentários
Assista ao vídeo