Business -

Google é eleita pela Você S/A a Melhor Empresa do Ano para se Trabalhar

11 de Setembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Google Brasil é a melhor empresa para se trabalhar de 2013. O anúncio ocorreu na noite dessa segunda-feira, 09/09, em São Paulo, durante cerimônia que revelou os principais destaques do Guia VOCÊ S/A — As Melhores Empresas Para Você Trabalhar. Trata-se do maior levantamento sobre clima organizacional do mundo, realizado pela revista VOCÊ S/A, em parceria com a Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP).

De forma inédita, a VOCÊ S/A preparou uma avaliação qualitativa sobre o clima organizacional no setor público. As cinco instituições que mereceram destaque na premiação foram Banco Central, Banco do Brasil, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais — COPASA, o Tribunal de Contas da União — TCU e a Eletronorte, eleita a melhor instituição pública para se trabalhar. 
Também subiram ao palco aquelas que se destacaram em 17 setores da economia, além das melhores em 9 categorias (Carreira, Cidadania, Desenvolvimento, Desafio RH, Estratégia e Gestão, Liderança, Novata, Remuneração e Saúde). 

GOOGLE – UM ESTILO DE VIDA

O Google conquistou a maior pontuação no Índice de Felicidade no Trabalho (IFT), média ponderada entre os benefícios oferecidos e a imagem da empresa construída pelos próprios funcionários. “Muitos empregados dizem que o Google não é um emprego. É um estilo de vida”, afirma Fábio Coelho, presidente da empresa.
A gestão de pessoas é pensada de modo a unificar o grupo e valorizar as pessoas – do estagiário ao presidente, todos recebem o mesmo plano de saúde. A empresa investe no contínuo aperfeiçoamento profissional do seu quadro: prova disso é a cota anual de 16 mil reais a que cada funcionário tem direito para estudar. Com a diferença de que, no Google, 20% desse valor pode ser destinado a qualquer área de interesse, independente da função que ele exerce na empresa. Vagas internacionais são disponibilizadas na intranet, facilitando a mobilidade interna da empresa e ampliando as perspectivas em todas as hierarquias. 
“Queremos atrair e manter talentos pelos valores de uma sociedade moderna”, diz Fábio. “Trabalhamos para estender o acesso necessário à consolidação de uma sociedade democrática. Uma sociedade conectada passa pela responsabilidade de cada um de buscar e dividir seus sonhos.” 

ENGAJAMENTO PELA CIDADANIA

A vencedora do setor público nessa edição do Guia VOCÊ S/A - As Melhores Empresas Para Você Trabalhar 2013 é a superintendência de geração hidráulica da Eletronorte, subsidiária da Eletrobras para a região Amazônica. Nela há um procedimento inovador para a renovação dos cargos de gestão, calcado na avaliação de desempenho anual dos funcionários. Assim como a avaliação de performance de líderes, esta prática fortalece os princípios da meritocracia em detrimento do uso político da empresa. 
“Nosso ponto de virada foi a década de 2000, com o início do projeto de privatização e a criação de uma agência para a regulamentação do setor, a Aneel, que conscientizou o consumidor sobre seus direitos”, explica Antônio Pardauil, superintendente da Eletronorte. 
“Nós introduzimos a avaliação dos clientes para nortear o planejamento de melhorias. Formou-se uma nova mentalidade na liderança da empresa, ligada à missão de trazer de volta à sociedade os recursos por ela empregados na construção de usinas e linhas de transmissão.” 

— Confira a relação completa das Melhores Empresas Para Você Trabalhar 2013 por setor:
Atacado: Grupo Sinagro
Autoindústria: Volvo do Brasil
Bancos e Serviços Financeiros: Embracon
Bens de Consumo: Moinho Globo Alimentos
Construção: Pormade Portas 
Cooperativa: Unimed São José do Rio Preto
Eletroeletrônico: Elektro
Farmacêutico: Ourofino
Indústria Diversa: Embraco
Mineração: Sama
Papel e Celulose: International Paper
Químico e Petroquímico: Cristal Pigmentos do Brasil
Serviços: Grupo Algar
Serviços de Saúde: Laboratório Sabin
Siderurgia e Metalurgia: ATA Indústria Mecânica
Tecnologia e Computação: Google 
Varejo: Gazin

— Confira a relação completa das vencedoras de OITO CATEGORIAS DE GESTÃO DE PESSOAS:

Carreira: Embraer
Cidadania: Randon
Desenvolvimento: Accenture
Desafio RH: Laboratório Sabin
Estratégia e Gestão: Coelce
Liderança: Gerdau
Novata: Grupo Sinagro
Remuneração: Volvo do Brasil
Saúde: Telefônica Vivo 


SOBRE O LEVANTAMENTO
Trata-se do único levantamento desse tipo, em todo o mundo, com apuração de informações dessa magnitude, elaborado pela VOCÊ S/A em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA). No total, 481 empresas se inscreveram, das quais 234 se pré-classificaram e receberam visitas técnicas da equipe de jornalistas da VOCÊ S/A. As empresas são aferidas pelo Índice de Felicidade no Trabalho (IFT), calculado a partir de outros dois indicadores: o IQAT (Índice de Qualidade do Ambiente de Trabalho), correspondente a 70% do IFT e formado por resultados relativos à visão do empregado sobre a empresa, nos moldes de uma pesquisa de clima organizacional; e o IQGP (Índice de Qualidade da Gestão de Pessoas), responsável por 30% do valor do IFT e que avalia, por meio da análise de material quantitativo e qualitativo e visita dos jornalistas, o que a empresa oferece aos seus empregados.

Dados inéditos coletados junto às instituições públicas põem por terra a premissa de que a estabilidade do cargo é o principal motivador do empregado deste setor: apenas para 9,7% dos entrevistados essa característica faz de uma instituição pública um excelente lugar para trabalhar; a maioria (39%) citou como fator preponderante a satisfação e motivação com o trabalho. Outro dado mostra como este setor é ainda mais exigente que a iniciativa privada quanto à qualificação profissional: 37,8% de seus empregados têm pós graduação, contra 10% dos entrevistados empregados no setor privado.

O Guia VOCÊ S/A – As Melhores Empresas para Você Trabalhar chega quinta-feira (12/09) às bancas.

Comentários
Assista ao vídeo