Informes - Kids e Teens

YAGP Brasil comemora 20º Aniversário com muitas novidades

12 de Setembro de 2019

YAGP, uma das maiores seletivas de dança do mundo, e a maior em oferta de bolsas de estudos que acontecerá no Brasil agora no mês de setembro. Já são quase 1000 bailarinos escritos de todo o país. Temos muitos brasileiros hoje em grandes companhias dentro e fora do país pela oportunidade oferecida pelo YAGP. Pela primeira vez ele acontecerá em SP no Theatro Municipal/e Praça das Artes e Sérgio Cardoso.

Pássaro Azul com Isabella Alcantara Sousa e João Vitor Percilio
créditos:Fernanda Torquato

Além disso, teremos no evento o Job Fair como acontece em NY, e cursos especiais com profissionais renomados, entre eles o diretor da Escola do Theatro Bolshoi para bailarinos e professores que gostariam de participar do YAPG e não estão inscritos na mostra competitiva. O Job Fair é mais uma oportunidade de audição para contratos de trabalho em grandes companhias brasileiras e internacionais para bailarinos que possuem mais de 19 anos e não podem participar da seletiva do YAGP.


As apresentações durante todo o evento serão abertas ao público (não será cobrado ingresso) para que todos possam ter acesso à cultura da dança e assistir bailarinos de todo o Brasil entre solistas e grupos no Theatro Municipal e Sérgio Cardoso.

Coreografia " Em Transe"
créditos: Fernanda Torquato

Os selecionados da mostra competitiva irão para a grande final em NY no início de 2020. Um dos professores/jurados que estarão presentes nessa edição para dar aulas e realizar o Job Fair é Allysson Rocha, ele mudou sua vida através da oportunidade de participar do YAGP no Brasil, e hoje é assistente de direção do NRW Junior Ballet de Dortmund na Alemanha.

SOBRE O YAGP

O Youth America Grand Prix (YAGP), uma das maiores seletivas de dança do mundo, foi fundado em 1999 com a missão de revelar, apoiar e desenvolver bailarinos de 09 a 19 anos de todas as origens econômicas, étnicas e geográficas, proporcionando-lhes oportunidades educacionais e profissionais. Até hoje mais de US $ 3,5 milhões em bolsas de estudos foram concedidas aos participantes do YAGP pelas maiores e mais bem-conceituadas escolas de dança do mundo.

Coreografia "Inverse"
créditos: Fernanda Torquato

Nessas duas décadas, o evento lançou mais de 80.000 bailarinos ao redor do planeta, encaminhando-os para uma carreira profissional. Atualmente cerca de 600 de seus bailarinos são primeiros solistas de grandes companhias, sendo que aproximadamente 70 são brasileiros, metade deles originários de projetos sociais.

YAGP NO BRASIL

Até agora, a semifinal brasileira do YAGP tinha o formato de uma competição, mas à partir do seu 20º aniversário vamos acrescentar ao evento uma missão educadora e formadora como acontece nos EUA. Nosso objetivo é realizar um YAGP onde bailarinos e professores de todo o país possam participar de aulas e palestras com profissionais renomados (nacionais e internacionais).

Durante a semifinal, o aluno terá a oportunidade de receber bolsas de estudo internacionais. Este ano, para os bailarinos de 17 a 19 anos, teremos uma audição para a companhia Jovem do Ballet de Dortmund, na Alemanha, onde os escolhidos (as) serão contratados pela instituição. 

Em todos esses anos, o número de brasileiros em posição de destaque em grandes companhias vem crescendo. Nossos bailarinos são muito solicitados não somente pelo talento, mas também pela sua formação, sendo a mesma aqui no Brasil. 

Em nosso país temos pouca oferta de trabalho para profissionais da dança, por isso, o nosso empenho em possibilitar o acesso as companhias estrangeiras é tão importante.

Pedro Inácio Fernandes
créditos: Fernanda Torquato

"Esse ano o YAGP acontecerá com um objetivo que queremos ter como prioridade no Brasil, como sempre foi nos EUA, que é formar e educar bailarinos.
Não será apenas uma competição. Estamos com o evento em SP pela primeira vez, e isso está sendo muito importante para todos nós", finaliza Katty Houlis diretora do YAGP no Brasil.

 

Jurados e professores convidados:
ARAM MANUKYAN – Diretor do Alberta Ballet School – Canadá
FRANCOIS PETIT – Diretor do Balletschulle Theater Basel – Suíça
ALYSSON ROCHA – Assistente de direção do NRW Junior Ballet de Dortmund – Alemanha
ALEXEI MOSKALENKO – Diretor Artístico do Youth America Gran Prix (YAGP) – New York
EDNA AZEVEDO – Staatliche Balletschulle Ballet – Berlin
PAVEL KAZARIAN – Diretor da Escola do Theatro Bolshoi do Brasil
ELIANA CAMINADA – Diretora de Dança no Rio de Janeiro
ADRIANO BITTAR – Diretor de Dança em Goiânia

 

Serviço: Yagp
Dia 17 de setembro – Teatro Sergio Cardoso – SP
Dias 18, 19 e 20 de setembro – Praça das Artes e Theatro Municipal de São Paulo – SP
Site – www.yagpbrasil.com
IG: @yagp_brasil
Facebook: YagpBrasil

Comentários
Assista ao vídeo