Viver - Beber e Comer

Descubra como as flores podem ajudar na saúde e bem-estar; não é só beleza é riqueza nutricional

12 de Setembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 21 de setembro é comemorada a chegada da estação mais colorida e perfumada do ano, a primavera. O dia-a-dia ganha mais vida com variados tipos de flores que surgem nos jardins, parques, canteiros e árvores da cidade tão cinzenta. Mas o que muitos não sabem é que por trás de tanta beleza, há também muita riqueza nutricional. 

Para ajudar a descobrir o que existe além de lindas pétalas, a nutricionista do Hospital Paulistano, Mariana Thomaz, separou algumas espécies florais que podem ser introduzidas em nossa culinária e agradar o paladar, além de servir como fonte de importantes propriedades nutricionais, que auxiliam na prevenção de doenças e em nosso bem-estar.

Comum em regiões subtropicais e tropicais, o Hibiscus, da espécie Sabdariffa, apresenta um crescente cultivo e vem chamando atenção para os benefícios que pode trazer à saúde por possuir a antocianina, um potente antioxidante, além da vitamina C. “As antocianinas diminuem o risco de doenças cardiovasculares, pois reduzem a oxidação do LDL- colesterol ruim”, indica a nutricionista.

Uma forma de utilizar esta flor na rotina diária é por meio do seu chá, que estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o funcionamento do intestino e combate a retenção de líquido.

A flor de Calêndula é fonte de vitaminas A e C, carotenoides, fitoesterois e rica em flavonoides. “Pode ser considerada anti-inflamatória, analgésica, expectorante, calmante e ajuda na regulação do ciclo menstrual, além de possuir poder cicatrizante”, pontua Mariana. 

Na culinária, suas pétalas podem ser utilizadas em sopas, omelete, arroz, sobremesas, além de servir como um lindo enfeite e um ótimo aromatizante. 

Outra bastante conhecida, em diversas culturas, como uma planta ornamental e medicinal é a Capuchina. “Trata-se de uma espécie rica em vitamina C, que possui diversas propriedades, como antibiótica, expectorante, digestiva e diurética”, explica.

Atualmente é muito comum sua utilização na cozinha por serem muito saborosas e picantes. As flores de coloração amarela, laranja ou vermelha, podem ser postas de forma simples ou dobradas em saladas frias, sucos e finalização de pratos.
 

Confira abaixo as receitas indicadas pela nutricionista:

Chá de Hibiscus Sabdariffa
INGREDIENTES:
2 colheres (sopa) do hibisco seco ou 2 sachês
1 litro de água

MODO DE PREPARO: Ferva um litro de água. Desligue o fogo quando a fervura estiver começando e acrescente duas colheres (sopa) cheias do hibisco seco ou dois sachês. Deixe em infusão por 5 minutos e coe.

Salada de arroz com Calêndula
INGREDIENTES:
250g de arroz
60 pétalas de calêndula 
200g de ervilhas frescas cozidas
30ml de azeite
30ml de vinagre
Pimenta-do-reino a gosto
10 folhas de hortelã picadas

MODO DE PREPARO: Cozinhe o arroz com 50 pétalas de calêndula em água e um pouco de sal. Misture o arroz pronto (com tom amarelado) e frio com as ervilhas. Tempere com o azeite, o vinagre, o sal e a pimenta-do-reino. Pique as dez pétalas restantes, junte com as folhas de hortelã e misture com o arroz.

Salada de Capuchinha
INGREDIENTES:
1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 colher de chá de pimenta–do-reino moída
1 colher e meia de sopa de vinagre de vinho branco
2 colheres e meia de cebola roxa fatiada
8 folhas de capuchinha
16 tomates-cerejas cortados em quatro partes
20 flores de capuchinha
400 g de bacalhau desfiado e já dessalgado

MODO DE PREPARO: Misture o bacalhau com o vinagre, o azeite de oliva, a cebola e a pimenta do reino. Coloque na geladeira. Deixe marinar por cerca de 2 horas. Retire e incorpore com cuidado os tomates-cerejas. Sirva com as flores, sobre as folhas de capuchinha.

Hospital Paulistano: Rua Martiniano de Carvalho, 741 – Bela Vista
www.hospitalpaulistano.com.br

Comentários
Assista ao vídeo