Cultura - Educação

Livro e exposição registram o desenvolvimento e a cultura da integração da Amazônia-Andes

16 de Setembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aspectos econômicos, ambientais, históricos, sociais e étnicos da integração da Amazônia-Andes ganham uma leitura inédita com o livro Amazônia Andes: da foz à nascente, do Atlântico ao Pacífico. A publicação será lançada na próxima segunda-feira, 16, em Manaus, pelo fotógrafo e documentarista José Paulo Tezza e conta com o patrocínio da Construtora Camargo Corrêa, por meio do Ministério da Cultura, pela Lei Rouanet.

Para marcar o lançamento do livro foi organizada uma exposição com a coletânea das imagens. O material ficará exposto na sede da Fundação Amazonas Sustentável, em Manaus, de 17 de setembro até o dia 18 de outubro. O livro e a exposição possibilitam a reflexão sobre estes diferentes mundos tão próximos e, agora, acessíveis após a construção da estrada que liga o Brasil ao Pacífico. 

A Construtora participou de importantes projetos de engenharia na região. A Rodovia Interoceânica, a Estação de Tratamento de Água Huachipa e o Projeto Alto Piúra, no Peru, e a Ponte sobre o Rio Negro e a Usina Hidrelétrica Jirau, no Brasil, são exemplos de como cada novo empreendimento é capaz de transformar positivamente a localidade, criando novas possibilidades, caminhos e referências. 

O livro e a exposição têm como produtores a Ave Lola Espaço de Criação (Curitiba/PR) e Base7 (São Paulo/SP). 

Sobre o fotógrafo
José Paulo Tezza é acriano e viveu sua infância na Amazônia. A primeira vez que vislumbrou os Andes foi aos 16 anos, quando viajou de carona do sul do Chile até Rio Branco, passando pelo Deserto de Atacama (Chile), Salar de Uyuni (Bolívia) e Machu Picchu (Peru). Nessa viagem documentou paisagens tão distintas quanto complementares e significativas para sua formação na fotografia. Ainda no início dos anos 1990, realizou o primeiro trabalho com comunidades tradicionais, com o documentário fotográfico da implantação do uso do couro vegetal da Amazônia em comunidades ribeirinhas do Rio Tejo. Nesse mesmo período cruzou novamente a América do Sul, partindo de Rio Branco e chegando a Torres del Paine, extremo sul do Chile, para mais uma expedição fotográfica.

SERVIÇO – LANÇAMENTO DO LIVRO
Exposição Amazônia Andes: da foz à Nascente, do Atlântico ao Pacífico
Quando: 16/09 (segunda-feira)
Horário: 19h
Onde: Fundação Amazonas Sustentável (Rua Álvaro Braga, 351)

SERVIÇO EXPOSIÇÃO
Exposição Amazônia Andes: da foz à Nascente, do Atlântico ao Pacífico
Quando: 17/09 a 18/10 (de segunda-feira à sexta-feira)
Horário: 10h às 17h
Onde: Fundação Amazonas Sustentável (Rua Álvaro Braga, 351)
 

Comentários
Assista ao vídeo