Business -

CMAA contrata a Mark 2 Market para controle de operações financeiras

26 de Novembro de 2019

A Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) - empresa produtora de açúcar, etanol e cogeração de energia elétrica - contratou a Mark 2 Market (M2M) para controlar as operações financeiras do grupo, incluindo operações de hedge, como Futuros de Açúcar, fechadas em Bolsa, essenciais para a proteção da variação do preço do produto físico. 

O grupo tem alta relevância no setor, com a capacidade de moagem 8,5 milhões de toneladas nas suas três unidades, vem investindo em tecnologia não só no core business, como na colheita  e plantio da lavoura, mas também nas áreas de suporte ao negócio, como a financeira e comercial. 

Essas áreas são de extrema importância, porque trazem melhor governança e a confiança dos investidores, explica Marcos Boita, Coordenador da área financeira do grupo. Assim, o acesso ao crédito e ao mercado de capitais ganha força, sem contar a eficiência financeira e operacional que ferramentas modernas de back office podem trazer, completa Boita. 

O processo de implantação se deu em menos de 30 dias, possibilitando ao grupo acompanhamento da carteira e acesso à posição diária de hedge. Isso permite ganhos reais ao saber o valuation de cada operação antes de reverter ou contratar novas posições. 

Ao usar o M2M Monitor, única ferramenta 100% SaaS do mercado, ganha-se agilidade na tomada de decisão e acesso à informação de qualquer localidade, importante no caso da CMAA, que possui três usinas. A tecnologia SaaS em nuvem possibilita a atualização frequente de funcionalidades e acesso à dados de mercado local e internacional, gerando segurança e eficiência financeira para a empresa. 

Para Rodrigo Amato, CEO da da M2M, a parceria com a CMAA mostra como as novas e disruptivas tecnologias disponíveis têm ganhado importância nas operações do agronegócio. Na sua opinião, esse projeto tem apontado uma mudança de mentalidade e cultura para aceitar novos processos e facilitar as transações no setor.

“Queremos ajudar cada vez mais nossos clientes a perceberem o mercado de capitais como uma alternativa viável de captação de recursos. Para isso temos ferramentas que auxiliam na tomada de decisão, mas também um time com muita experiência e conhecimento para dividir naquilo que somos especializados, que são as operações financeiras”, ressalta.

Fundada em 2010, a M2M tem uma ampla vivência em assuntos relacionados à tesouraria e gestão de risco. Entre seus clientes estão companhias de grande e médio porte, com demanda por melhores controles internos e reportes, bancos e investidas de fundos. A empresa também oferece serviços como cadastro de operações, suporte ao fechamento contábil, auditoria e produção de notas explicativas (Outsourcing), Precificação de operações financeiras simples ou complexas, Gestão de Riscos e Capital e Integrações aos principais ERPs do mercado.

Comentários
Assista ao vídeo