Colaboradores - Lica Gimenes

Como melhorar a qualidade do sono na terceira idade?

1 de Dezembro de 2019

Cada fase da vida tem uma relação única com o sono. Dormir bem é essencial para o desenvolvimento da criança, para a manutenção da saúde física e mental do adulto e para os que chegam na terceira idade essa importância não diminui. Envelhecer altera os padrões de descanso das pessoas, o sono fica mais leve e não ultrapassa 8 horas por dia. Porém, acordar cansado todos os dias e problemas com insônia não fazem parte do envelhecimento. Então o que fazer para melhorar a qualidade do descanso? 

Segundo a consultora do sono da Duoflex, Renata Federighi , ao envelhecer a vontade de dormir chega mais cedo, adormecer fica mais demorado, ocorrem interrupções durante a noite e a duração do repouso diminui, tudo isso devido a mudança biológica. "O motivo dessa alteração é porque a melatonina, hormônio responsável pela regularização do sono, tem o seu pico máximo de produção no ser humano aos 3 anos de idade. Com o envelhecimento, a sua produção vai diminuindo. Aos 60 anos o corpo possui metade de melatonina de alguém com 20. Ao chegar aos 70 essa porcentagem é quase nula", explica a especialista.
 

As noites mal dormidas podem levar a sérios problemas de saúde, como diabetes, hipertensão, obesidade, fadiga, entre outras doenças físicas e psicológicas, que se agravam ainda mais nos idosos. Para evitar a má qualidade do sono na terceira fase da vida, alguns cuidados devem ser tomados. A consultora explica que a higiene do sono pode ser uma excelente aliada para retomar as boas noites de descanso. "Muitas pessoas acreditam que, porque dormem menos, estão dormindo mal, mas nem sempre uma coisa está relacionada à outra. O importante é dormir o tempo suficiente para sentir, ao despertar, que realmente descansou. E para que isso aconteça é fundamente relaxar e desacelerar o corpo ao anoitecer", comenta. 

Renata Federighi

"Uma das dicas para se ter uma boa noite de sono é evitar assistir televisão até tarde. Prepare o ambiente para o descanso, mantenha o quarto em completo silêncio e com as luzes apagadas. Na claridade, a produção de melatonina, principal hormônio indutor do sono, é interrompida. As luzes da TV, celulares e tablets também mantém o organismo desperto e atento, interferindo no processo de adormecer", explica a consultora.
 

A especialista também aconselha seguir uma rotina toda noite. "Deite sempre no mesmo horário e vá para a cama somente quando for realmente dormir. Faça coisas que relaxem o corpo como tomar um banho morno e ler um livro, por exemplo".
 

Além desses cuidados, Renata destaca que o idoso deve evitar alimentos pesados e estimulantes no período da noite, como café e frituras. Também é importante programar atividades físicas pela manhã, sempre seguindo a orientação médica.
 

A postura ao deitar também vai ajudar a melhorar o repouso na terceira idade. "O travesseiro e o colchão contribuem para um sono renovador. Na hora de dormir, o ideal é se posicionar de lado e utilizar um travesseiro que complete exatamente o espaço entre a cabeça e o colchão, alinhando a coluna cervical com o tronco. Isso libera as vias respiratórias, facilita a circulação sanguínea, permite que os estímulos elétricos sejam enviados do cérebro para corpo e evita as dores musculares e os consequentes microdespertares noturnos, que interrompem o sono", completa a consultora.
 

Sobre a Duoflex  http://www.duoflex.com.br 

Comentários
Assista ao vídeo