Colaboradores - Patrícia Fernandes

36º Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET Nacional

4 de Dezembro de 2019

O Congresso da Abrajet Nacional, que aconteceu entre os dias 28 de novembro à 01 de dezembro na cidade de Urubici/SC, chegou em sua 36ª edição, com a presença de aproximadamente 60 jornalistas especializados em turismo de várias partes do Brasil.

Os jornalistas foram recepcionados no Urubici Park Hotel, localizado na Av. Adolfo Konder, nº 2278, Centro de Urubici- SC.

É a segunda vez que Santa Catarina recebe o Congresso Nacional da Abrajet, sendo que no ano passado a cidade sede foi Florianópolis/SC.

Nessa edição os jornalistas tiveram oportunidade de conhecer a região com as temperaturas mais baixas do Brasil, sendo a Serra Catarinense um atrativo ideal para que procura campôs de altitudes, grandes cânions, turismo rural, sendo conhecida pelas suas diversas belezas naturiais, estando incluída no Caminho das Neves.

O município de Urubici, localiza-se a uma latitude de 28º00’54” sul e a uma longitude 49º35’30” oeste, estando a uma altitude de 915 metros. Localizada no Vale do Rio Canoas, Urubici, a Terra das Hortaliças, é o maior produtor de hortifrutigranjeiros de Santa Catarina, também se destacando pelo cultivo de maçã, especialmente com a variedade gala. Outro aspecto importante é o cultivo de erva mate, produto básico do tradicional chimarrão, e apreciado nos países do Mercosul.

A principal atração, o Morro da Igreja, é considerado o local mais frio do Brasil, com 1822 metros de altitudes, nesse morro encontra-se a Pedra Furada, uma escultura natural em forma de janela. Outros atrativos turísticos são as inscrições rupestres dos tempos das cavernas, na Serra do Corvo Branco, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Homens.

As Montanhas das Serras Catarinense é o único lugar do país onde neva todos os anos, mesmo que por poucos dias, durante o inverno. A paisagem de araucárias, campos e taipas (muros de pedra basalto) cobre-se inteiramente de branco e até as águas das cachoeiras podem congelar.

O Congresso contou com a presença além dos jornalistas especializados em turismo a presença de autoridades locais, entre elas o prefeito da Cidade de Urubici Sr. Antônio Zilli, o Secretário Interinstitucional do Ministério do Turismo Sr. Bob Santos, Presidente da SANTUR, Flávia Didomenico, Ceo da Machadinho Thermas Resort Spa Juarez Tavares, Presidente da Comissão de Turismo da ALESC, deputado Ivan Naatz, Diretor-presidente da ABIU de Santa Catarina Osmar José Vailatti,  todos no intuito de fortalecer a divulgação do destino.

O evento foi considerado um sucesso por todos que puderam estar presente, pois graças à Beleza, Receptividade, Gastronomia, e os diversos atrativos do local, os momentos se tornaram inesquecíveis e com certeza deixou em todos que participaram a vontade de retornar ao Planalto Serrano.

 

Comentários
Assista ao vídeo