Colunistas - Rodolfo Bonventti

Eterna memória: Ronaldo Bôscoli – (28/10/1928 – 18/11/1994)

6 de Dezembro de 2019

Um dos grandes nomes da bossa nova

O carioca Ronaldo Bôscoli foi um grande compositor, produtor musical e jornalista, se tornando um dos nomes mais marcantes da fase da Bossa Nova nos anos 1960.

Nascido Ronaldo Esquerdo Fernando Bôscoli, ele era sobrinho-bisneto da maestrina e compositora Chiquinha Gonzaga, um dos grandes nomes da nossa música no início do século XX e primo do premiado ator Jardel Filho.

Começou a carreira como jornalista esportivo no início dos anos 1950 no jornal “Diário da Noite”, e algum tempo depois se mudou para o jornal “Última Hora”, de Samuel Wainer, onde trabalhou com Vinícius de Morais.

Assíduo frequentador das noites cariocas, Bôscoli começou a compor e a primeira música foi “Sente” em parceria com o violonista Chico Feitosa. Nessas incursões constantes pela boemia carioca conheceu Roberto Menescal, e a amizade os levou para a criação do movimento chamado de Bossa Nova.

Em 1959, João Gilberto gravou duas músicas de Ronaldo Bôscoli com Carlinhos Lira, outro grande nome da Bossa Nova: “Lobo Bobo” e “Saudade fez um samba”. Ele começa a se tornar um compositor conhecido e elogiado e com Roberto Menescal escreveu “O Barquinho”, “Ah! Se Eu Pudesse”, “Canção Que Morre no Ar”, “Nós e o Mar” e “Rio”.

No encontro com Luiz Carlos Miéle surgiu uma parceria que iria se tornar frequente nas casas de shows mais importantes do país e na televisão brasileira. A dupla Miéle/Bôscoli passou a produzir inúmeros espetáculos com os mais importantes nomes do nosso show business.

Para a televisão ele produziu programas de grande audiência como “O Fino da Bossa”, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues; “Brasil Pandeiro” com Beth Faria; “Alerta Geral”, apresentado por Alcione e todos os programas especiais de Roberto Carlos apresentados na década de 1980, na TV Globo.

Bôscoli foi também roteirista e produtor do programa “Fantástico” e autor dos textos que embalaram os shows do rei Roberto Carlos por ginásios e casas de espetáculos de todo o Brasil e do exterior.

Foi sempre um grande conquistador e teve namoradas famosas como as cantoras Nara Leão, Maysa e Elis Regina. E foi com Elis que ele se casou em 1967 e teve um filho, o também compositor, cantor e produtor musical João Marcelo Bôscoli.

Ele e Elis Regina se separaram cinco anos depois, em 1972, e quando ele faleceu, aos 66 anos de idade, no Rio de Janeiro, vitimado por um câncer de próstata, estava casado com Heloísa de Souza Paiva, com quem teve dois filhos, Bernardo e Marina.

Comentários
Assista ao vídeo