Viver - Saúde

Trombose dos Viajantes: Aprenda a prevenir a Trombose Venosa Profunda (TVP)

17 de Dezembro de 2019

O período de férias está chegando e muitas são as pessoas que optam por passar a temporada em lugares distantes. Seja por via aérea ou terrestre, a imobilidade das pernas durante um período prolongado aumenta o risco do desenvolvimento da Trombose Venosa Profunda, também chamada de Trombose dos Viajantes porque como dito, a causa pode está relacionada com as condições de viagem.

Os assentos nos ônibus e aviões chegam à lotação máxima, os espaços reduzidos dificultam as articulações das pernas, o que é um perigo! É que nas viagens longas, com duração acima de 04 horas, ocorre nas pessoas uma diminuição da circulação do sangue dentro dos vasos. Isso aumenta a chance da formação de coágulos e de desenvolver a Trombose Venosa Profunda.

Sinais de alerta:

A Dra. Anna Karina Sarpe, cirurgiã vascular, alerta: Os principais sintomas são dores e inchaços nas pernas. Vale lembrar que, na maioria das vezes, isso ocorre em uma só perna.

Entretanto, há outros sinais que requer a atenção de todos como: a sensação de queimação e peso constante nas pernas, mudança de cor da pele para azulada ou avermelhada, e ainda o aumento da dimensão das veias ou varizes. Explica a médica.

Como ocorre a formação de coágulos, a migração desses trombos via circulação sanguínea pode obstruir as artérias do pulmão, causando a tão temida e grave Embolia Pulmonar, que pode até ser fatal.

Grupo de risco:

Idosos, gestantes, pessoas com antecedente de Trombose Venosa Profunda, portadores de varizes nos membros inferiores e obesos devem ficar atentos.

Qualquer um dos sintomas visíveis procure imediatamente um médico para avaliação, diagnóstico e início de tratamento! Ressalta a Dra. Anna Karina.

Prevenção:

- Enquanto estiver sentado (a), procure movimentar os pés e as pernas. Nos aviões, caso não haja nenhuma restrição no voo, há como caminhar pelos corredores. Os ônibus fazem suas paradas. Aproveite para descer e se esticar. Se estiver viajando num automóvel, procure realizar pequenas caminhadas a cada duas horas, parando num posto de combustível ou lanchonete na estrada.

- Busque ingerir bastante água, antes, durante e depois da viagem.

- Uma dica importante: use roupas confortáveis. Busque pelo merecido repouso enquanto viaja.

- Evite a ingestão de bebidas alcoólicas e remédios para dormir. Opte por apreciar a paisagem.

- As meias elásticas podem ser recomendadas, porém, consulte um angiologista ou cirurgião vascular. Finaliza Sarpe.

Comentários
Assista ao vídeo