Viver - Saúde

Novas técnicas permitem o tratamento as varizes sem cirurgia

19 de Dezembro de 2019

Se nas outras épocas do ano as varizes já causam incômodos, dores, sensação de peso, queimação e até inchaço nas pernas, no verão, com a maior exposição de parte dos membros inferiores, se torna um importante problema estético.

Mas é possível tratar as varizes e vasinhos sem cirurgia?

Sim, é!

Entenda algumas técnicas minimamente invasivas que permitem o tratamento dessas veias no próprio consultório, sem cortes, sem internação:

O tratamento

Causadas por fatores genéticos ou maus hábitos, as varizes são um transtorno na vida de qualquer pessoa que é acometida por elas.

Muitas são as pacientes que preferem o inverno para devidos tratamentos, mas é só a estação mais quente do ano chegar que a estética acaba sendo o aval para a busca de orientação feita por um profissional.

”No intuito de estimar quais veias precisam de tratamento e planificar a melhor terapia para cada paciente, faz-se necessária uma avaliação clínica detalhada.” Explica a cirurgiã vascular Dra. Anna Karina Sarpe. Ou seja, cada caso é um caso.

ClaCS: uma técnica de tratamento sem cirurgia

O laser transdérmico associado à escleroterapia, uma técnica conhecida como ClaCs ( criolaser + crioescleroterapia) possibilita o tratamento de micro varizes e vasinhos, com ótimo resultado estético e possibilitando tratamento em menos sessões do que apenas a escleroterapia convencional.

Essa técnica possibilita o tratamento das varizes finas, evitando a cirurgia em muitos casos. Nela, utilizam-se aparelhos de realidade aumentada, o que permite a visualização das veias que alimentam os vasinhos, que muitas vezes não são vistas a olho nu e que devem ser tratadas para melhor resultado.

“Como utilizamos um aparelho que resfria a pele, a técnica é praticamente indolor e pode ser realizada no consultório. O número de sessões depende da quantidade e do tipo dos vasos.” Esclarece a cirurgiã vascular.

Outra técnica inovadora

Estamos falando da escleroterapia realizada com uma substância chamada policocanol, na qual é aplicada dentro do vaso na forma de espuma. Essa técnica possibilita o tratamento de veias maiores e até mesmo das safenas. É uma alternativa à cirurgia de varizes e também pode ser realizada no consultório médico.

“A escolha da melhor técnica depende do tipo, da localização e da quantidade de vasos, e deve ser individualizada para cada paciente.” Conclui a Dra. Anna Karina.

Comentários
Assista ao vídeo