Colunistas - Rodolfo Bonventti

A vida das pessoas nas madrugadas paulistanas por Goulart de Andrade

8 de Janeiro de 2020

Uma ideia do jornalista e apresentador Goulart de Andrade ganhou as madrugadas de sábado para domingo na telinha da Rede Globo em 1982, e recebeu o nome de “Plantão da Madrugada”.

A ideia do programa, apresentado e produzido pelo próprio Goulart de Andrade, era levar para a televisão a história e a vida das pessoas que faziam e circulavam pelas madrugadas da maior cidade brasileira, São Paulo.

Alguns meses depois o programa ganhava seu título definitivo, “Comando da Madrugada” e se transformava em uma agradável opção jornalística para o final das noites de sábado, já que entrava no ar por volta meia-noite e tinha duas horas de duração.

O programa trazia polêmicas entrevistas ao vivo com freqüentadores de bares, garçons, prostitutas, travestis, porteiros e policiais de plantão. E aí surgiam pautas interessantes como as histórias de fantasmas nos corredores do Teatro Municipal  ou o passo a passo na elaboração de um jornal até ele chegar às bancas em plena madrugada.

Um ano depois, precisando de mais liberdade para criar suas pautas e produzir o programa, Goulart de Andrade se muda para a TV Bandeirantes, onde fica com muito sucesso por três anos, para depois se transferir para o SBT, onde esteve por quase nove anos no ar.

Goulart de Andrade criou no “Comando da Madrugada” o célebre bordão “vem comigo”, onde ele convidava a câmara para seguir com ele nos mais diferentes cenários da grande metrópole.

O programa jornalístico ficou 25 anos no ar e quando deixou de ser exibido pelo SBT passou ainda pela Rede Manchete e pela TV Gazeta, até retornar para a TV Bandeirantes em 2002, permanecendo até 2007, quando saiu do ar em definitivo.

A atração marcou a carreira de Goulart de Andrade na televisão brasileira, que faleceu em 2016, aos 83 anos de idade.

Comentários
Assista ao vídeo