Informes - Beleza em Manchete

Começa hoje, em Bento Gonçalves, o Miss Grand Brasil 2020

27 de Janeiro de 2020

Por Tamara Almeida e Henrique Fontes

Miss Grand Brasil 2020, em Bento Gonçalves

Candidatas concorrem ao título de Miss Grand Brasil 2020
 

O primeiro concurso nacional de beleza da nova década acontece em Bento Gonçalves (RS) e elegerá a sucessora de Marjorie Marcelle. Trata-se do Miss Grand Brasil, evento que a cada ano atrai mais a atenção dos fãs do mundo da beleza. Vinte e duas jovens com idades entre 18 e 27 anos, representando vinte e duas unidades da federação, concorrerão em etapas preliminares de moda praia, noite e entrevistas. No dia 30 de janeiro, quando acontece a grande final, as classificadas também apresentarão os seus "discursos da paz", prova característica do Miss Grand Brasil e do Miss Grand International.

Criado em 2013 e com uma legião de fãs em todo o mundo, o Miss Grand International já é um dos concursos de beleza mais populares do planeta, integrando o "Grand Slam", ao lado do Miss World, do Miss Universo, do Miss Supranational e do Miss Internacional. Em 2019, o CNB realizou pela primeira vez um concurso específico para eleger a Miss Grand Brasil, que agora chega na sua segunda edição. A paulista Marjorie Marcelle, a eleita no ano passado, competiu na etapa internacional, na Venezuela, e levou o Brasil ao top 5 do Miss Grand International pela primeira vez, conquistando a quinta colocação. A venezuelana Valentina Figeroa venceu em casa.

O Top 5 do Miss Grand International 2019 teve a brasileira Marjorie Marcelle (esquerda). No centro, Valentina Figueroa da Venezuela, a vencedora
 

Durante os dias de confinamento na Serra Gaúcha, as 22 jovens também disfrutarão de momentos de lazer, conhecendo diversos pontos turísticos da região, entre eles o Parque da Ovelha, a vinícola Miolo, os vinhedos Capoani, entre outros. Elas ficarão hospedadas no Dall´Onder Grande Hotel, localizado em bairro nobre de Bento Gonçalves.

"As meninas estão lindas e Bento Gonçalves sempre recebe muito bem as nossas misses. Será um grande desafio para a nova Miss Grand Brasil seguir os passos de Marjorie Marcelle, afinal, a nossa Miss Grand Brasil 2019 teve um ano de reinado memorável e trouxe para o Brasil um resultado histórico", comentou a diretora do CNB, Marina Fusquine Fontes.

Já Marjorie, que também chega no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, revelou em tom de bom humor: "Eu não estou pronta para passar essa faixa! Que tal adiarmos o concurso?".

Miss Grand Brasil 2019, Marjorie Marcelle, em ensaio fotográfico recente
 

E quem são as pretendentes ao título de Miss Grand Brasil? Trazemos a seguir algumas curiosidades sobre as candidatas.

A média de idade delas é de 22 anos. Já a média de altura é de 1.72 m. As Misses Grand Paraíba e São Paulo são as mais velhas, com 27 anos, enquanto as mais jovens, com 18 anos, são as representantes do Amazonas e do Maranhão.

Sete delas já são formadas e a vasta maioria está cursando faculdade, curso técnico, mestrado ou pós-graduação. Direito é a profissão mais popular entre elas, porém, há futuras arquitetas, médicas, nutricionistas, além daquelas que atuam na área da beleza. O espírito empreendedor também está presente no grupo, com duas microempresárias. Quase todas trabalham como modelo, algumas com experiências em outros países. Muitas, é claro, diversas também são influenciadoras digitais!

Se algumas das concorrentes participam de um concurso de beleza nacional pela primeira vez, outras chegam a Bento Gonçalves com experiências nacionais e até internacionais. A Miss Grand Alagoas, por exemplo, participou do Miss Brasil Mundo 2018 e foi semifinalista. As Misses Grand Distrito Federal e Sergipe também já concorreram no Miss Brasil Mundo, só que representando o Plano Piloto e Alagoas, em 2017. A Miss Grand Goiás foi finalista de um concurso nacional "teen", enquanto a Miss Grand São Paulo carrega atualmente outro título estadual: o de Miss Rio de Janeiro Universo 2019.

As Misses Grand Paraíba e Espírito Santo foram finalistas em competições estaduais, sendo a paraibana a atual vice-Miss Paraíba Universo, e a representante cabixaba, que é fluminese, a vice-Miss Minas Gerais Universo 2019. A Miss Grand Bahia foi a terceira classificada no Miss Bahia CNB (World) 2019. Os estados de Goiás e Minas Gerais coroaram as suas soberanas "Grand" durante os concursos estaduais CNB, cabendo às vices este prestigioso título. As demais competidoras foram indicadas por seus coordenadores estaduais.

Confuso? A gente explica. Você já ouviu falar em "candidata biônica"? "A candidata biônica é aquela que não nasceu nem reside no estado que representa no concurso", explica Henrique Fontes, co-diretor do CNB. Segundo Fontes, a prática existe desde os anos 1950, quando aconteceram as primeiras edições do concurso Miss Brasil.

No Miss Grand Brasil 2020, quatro candidatas são biônicas: como foi dito acima, a Miss Grand Espírito Santo é fluminense, natural de Volta Redonda. Também filha ilustre deste município do estado do Rio de Janeiro, é a Miss Grand São Paulo. A Miss Grand Maranhão é natural de Erechim (RS) e por fim, a Miss Grand Pernambuco nasceu no Mato Grosso do Sul e reside em São Paulo.

Amanda Gutierres, Miss Grand Mato Grosso do Sul, foi a primeira a embarcar para Porto Alegre
 

No final das contas, o que realmente importa é que todas são brasileiras, engajadas e aptas a bem representar o Brasil no Miss Grand International. Para saber mais sobre elas, acesse http://www.concursonacionaldebeleza.com.br/candidatas-2020 .

A final do concurso acontece no dia 30 de janeiro, às 22 horas, com transmissão ao vivo pela TV CNB, no You Tube (link: https://www.youtube.com/channel/UCIrnFwhxZi3snGlNGj_l4fA ), e para o mundo todo pela página de Facebook do Miss Grand International (link: https://www.facebook.com/MISSGRANDINTERNATIONAL/ ). Beatrice Fontoura apresentará o evento em português e em inglês.

Começa hoje o Reina Hispanoamericana, na Bolívia

Gabrielle Vilela no embarque para a Bolívia
 

O mais importante concurso de beleza continental das Américas, o Reina Hispanoamericana, começa hoje em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, e o Brasil tem uma forte candidata: Gabrielle Vilela. A Miss Brasil Mundo 2017 e Miss Grand Brasil 2018, embarcou no domingo para a disputa internacional. Na mala, Vilela leva muita experiência em importantes disputas internacionais, além de um belíssimo vestido do estilista mineiro Hélcio Junior e traje típico de Flávio Soares.

A final acontece no dia 8 de fevereiro.

Fique por dentro de tudo o que acontece em ambos eventos em coberturas especiais aqui no Portal Cartão de Visita News / R7.

Comentários
Assista ao vídeo