Viver - Saúde

OMS eleva risco internacional de contaminação pelo coronavírus

27 de Janeiro de 2020

Depois de considerar moderado o risco internacional de contaminação pelo novo coronavírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) o corrigiu para elevado e informou à agência de notícias AFP que houve um “erro de formulação” nos relatórios anteriores.

No mais recente documento publicado pela OMS, nesta segunda-feira, 27,  o risco foi considerado como muito alto na China, alto no nível regional e alto no nível global.

Até o último balanço oficial, 81 mortes haviam sido confirmadas e mais de 2.700 pessoas já tinham sido infectadas pelo novo coronavírus. Além da China, mais 12 países confirmam casos, entre eles, Japão, Austrália, EUA e França.

Cidades isoladas

Na semana passada, as autoridades chinesas isolaram três cidades em um esforço para controlar a propagação de coronavírus.

Depois de Wuhan, considerada localidade de origem do vírus, os municípios vizinhos de Huanggang –-com 7,5 milhões de habitantes– e Ezhou –com 1 milhão de moradores-– foram isolados e os trens tiveram a circulação interrompida, de acordo com a BBC.

O governo também pediu para que os moradores de Wuhan não deixem a cidade se não houver uma razão específica, usem máscaras e evitam multidões.

O que são os coronavírus

Os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960. Geralmente, infecções por coronavírus provocam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum.

Alguns tipos de coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

Transmissão

As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. De acordo com o Ministério da Saúde, é importante observar que a disseminação pode ocorrer de forma continuada.

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  • gotículas de saliva;
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro;
  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Comentários
Assista ao vídeo