Cultura - Viagem

7 dicas incríveis que você precisa saber antes de ir a Jericoacoara

29 de Janeiro de 2020

Se Jeri está na sua lista de opções de destino para estas férias, estas dicas serão essenciais para que você aproveite ao máximo esta linda praia do litoral cearense.

Por seu charme e aconchego, Jericoacoara é um dos destinos prediletos de artistas e turistas estrangeiros, segundo o site de viagens TripAdvisor. 

Seja para curtir com a família, descansar ou praticar esportes radicais, a natureza exuberante de Jeri é o cenário perfeito. 

Se prepare para riscar do seu caderninho as outras opções de destino, porque depois dessas dicas, você com certeza vai escolher a Vila de Jeri. 

1- AVENTURA NAS DUNAS 

Escondida no meio das montanhas de areia do Parque Nacional de Jericoacoara, está a charmosa Vila de Jeri.

O trajeto da capital Fortaleza para o vilarejo é feito através de um Transfer 4x4.

E podemos dizer que aí está o segredo, porque será seu primeiro contato com Jeri, e eles costumam dar boas dicas de atrações locais. 

Uma outra opção para chegar em Jeri é pousando no Aeroporto Comandante Ariston Pessoa, em Jericoacoara.  

Mas mesmo assim você precisará do serviço de um Tranfer, pois para chegar na Vila ainda tem muita areia pelo caminho.  

É importante também ficar atento ao trajeto, pois no meio das dunas não há sinal de internet e se você estiver confiando no GoogleMaps ou Waze pode se perder. 

Por isso escolha um bom Transfer, com motoristas experientes. 

Durante nosso passeio em família a Vila no final do ano passado, optamos pela aventura nas dunas e nossa maior missão foi escolher um bom serviço de Tranfer. 

Queríamos que nossa viagem fosse com muita segurança e emoção, em carros confortáveis. Optamos pela empresa Top Jeri, que nos brindou um serviço de Tranfer completo, digno de ser indicado.  

Viajamos em uma Pajero Dakar 4x4 por dunas e mais dunas, recebemos dicas de onde passear e comer bem por um bom preço. 

Como eu disse, escolher uma boa empresa de Transfer, te dará segurança e conforto no trajeto além dessas dicas que podem fazer a diferença na sua viagem.

2- HOSTEL, POUSADA E HOTÉIS PARA TODOS OS GOSTOS E BOLSOS

Jericoacoara é uma Vila charmosa e oferece hospedagem para todos os estilos. Do rústico ao luxuoso, as opções são muitas. 

Um quarto compartilhado em um hostel ou uma suíte luxuosa à beira da praia, Jeri é sempre apreciada pelo aconchego desta linda Vila de pescadores e encanta com a receptividade dos que vivem ali. 

Nossa estadia foi no Essenza Hotel, um lugar lindo, com uma vista espetacular, a piscina é imensa, sem falar no espaço spa com uma hidromassagem maravilhosa. Amamos. 

E não posso deixar de falar na diferença que faz escolher um hotel na beira da praia, na areia mesmo sabe? E além disso é super próximo do centrinho onde estão os restaurantes, bares, lojinhas e feirinhas de artesanato, e o melhor é que você pode conhecer tudo a pé. 

3- GASTRONOMIA DE PRIMEIRA

Surpreende-se quem vê a simplicidade do local e prova o sabor da gastronomia de Jeri. A Vila é roots e a culinária espetacular. 

Como muitos turistas estrangeiros acabaram se apaixonando pela praia e se instalando por ali, Jeri tem diversos bistrôs e restaurantes especializados em comidas de todo o mundo. As opções são muitas e dá vontade de ficar por lá até experimentar tudo. 

Sim, foi difícil escolher, mas um deles acertamos em cheio, o Bistrô Caiçara, um lugar super lindo, rústico e charmoso. A cozinha é comandada pelo chef Apolinário, um senhor gentil e simpático, daqueles que faz questão de ir nas mesas dos clientes. Foi maravilhoso!

Outro restaurante que não fica atrás nas nossas lembranças e por isso temos que indicar a você, é o Tamarindo. O lugar é realmente muito inusitado e você vai ter a experiência de comer aos pés de um tamarindeiro.   

As saladas desse lugar são incríveis, minha mulher amou o capricho na apresentação. 

As opções de restaurantes e bistrôs são muitas, e a diversidade de comida é grande, então dê uma voltinha a pé, com calma, porque há lugares lindos para todos os gostos e bolsos.

4 - POINT DO KITESURF E WINDSURF

O kitesurf e o windsurf são esportes de dependem do mar e do vento. Essa combinação perfeita você vai encontrar em Jeri. Não é por acaso que Jericoacoara está na rota dos Campeonatos Mundiais. 

Em Jeri tem várias escolas seja de Kite ou Wind para você aprender e aproveitar a paisagem deslumbrante para navegar. Eu não aguentei ficar apenas admirando e fui logo fazer um curso. Até meu filho pequeno decidiu encarar o desafio e confesso que nos apaixonamos pelo esporte. 

Então, se você quer aproveitar bem sua viagem, e gosta de esportes radicais, não pode perder esta oportunidade. 

5 - DE BUGGY PELAS DUNAS 

Não tem como ir para Jericoacoara e não fazer o famoso passeio de Buggy! Isso é uma das coisas que você não pode deixar de fazer. 

Um dos passeios mais comuns é o Passeio do litoral leste, que sem dúvidas é o mais conhecido e que passa pelos pontos turísticos mais conhecidos de Jeri como: Pedra Furada, Árvore da Preguiça, Praia do Preá, Lagoa Azul e a famosa Lagoa do Paraíso.

Outro que você também não pode deixar de fazer é o Passeio do litoral oeste, considerado um passeio mais ecológico, em contato direto com a natureza nativa local,  passamos por Balsa de Guriú, Passeio Ecológico com Cavalos Marinhos, Mangue Seco, Dunas de Tatajuba finalizando com um almoço super gostoso na beira do Lago Grande.

A empresa Top Jeri  foi a responsável por nos guiar por esses caminhos , sem contar o Guia que se mostrou super experiente, responsável, simpático e com habilidades para tirar belas fotos.  

6- CONHEÇA O INUSITADO BURACO AZUL 

Parece até mentira, mas não! O buraco azul existe mesmo, aquela paisagem linda, em tom azul turquesa até parece uma miragem ao olhar de primeira, mas logo se vê que é real.

Porém não se sabe se essa maravilha irá durar para sempre, pois de acordo com o Guia da Top Jeri, ocorreu no local uma escavação de areia para uma construção local e logo depois veio um longo período de chuva que fez esse buraco encher, e se tornar um dos pontos turísticos mais procurados pelos turistas. 

Mas não se sabe dizer até quando ele ficará dessa maneira, pois em um período de estiagem ele poderá secar e não existir mais. 

Por isso, se você está indo pra Jeri nas suas próximas férias não deixe se conhecer o Buraco Azul. 

7- PREPARE- PARA O PÔR DO SOL MAIS BONITO DA SUA VIDA

O pôr do sol em Jericoacoara é realmente especial, não tem como não se emocionar com tanta beleza e tanta energia. 

Lá tem um lugar chamado Duna do Pôr do Sol, e por volta das 17:30h todos os turistas e locais se reúnem para contemplar essa maravilha divina e esse momento acaba se tornando um evento a parte. 

A magia desse momento é contagiante, amigos se reúnem para celebrar a vida e saudar a despedida do grande astro, sem contar que o momento é ideal e propício para fotos perfeitas. 

Enfim, essas foram as 7 dicas incríveis que você precisa saber antes de ir para Jericoacoara, assim sua viagem pode ser mais completa e você não corre o risco de perder nenhum momento ou nenhum passeio.

Para finalizar quero agradecer o pessoal da empresa TOP JERI  que nos  proporcionou o transfer ida e volta para Fortaleza com segurança e muita diversão, e não poderíamos deixar agradecer também o Guia que nos levou e nos ensinou tudo que precisávamos para curtir Jeri  da melhor forma e ainda ter informações relevantes para escrever esse artigo.

Se você tem interesse em visitar esse Paraíso na Terra chamado Jericoacoara eu vou deixar aqui também um link para você baixar o GUIA JERICOACOARA com todas as dicas mais importantes para quem pretende visitar a região.

Comentários
Assista ao vídeo