Viver - Saúde

Com workshop sobre cirurgia robótica, curso capacita instrumentadores ao novo cenário da cirurgia

29 de Janeiro de 2020

Na próxima sexta-feira, 31, enfermeiros e técnicos de enfermagem, responsáveis por todo o processo que acontece antes, durante e depois do ato cirúrgico, a instrumentação cirúrgica, irão se capacitar para atuar, também, no novo cenário da cirurgia, que inclui instrumentação para acesso minimamente invasivo e também robótico. Realizado pelo IRCAD – Instituto de Treinamento em Cirurgias Minimamente Invasivas, filial do Hospital de Amor de Barretos, o curso  contará com aulas práticas em laboratório, simulador robótico, e também, alunos inscritos em workshop,  irão acompanhar cirurgias robóticas realizadas no Hospital de Amor. 

De acordo com o Grupo de Estudos de Cirurgia Minimamente Invasiva (GECIMI), formado por diretores do curso, na dinâmica agitada de uma unidade de centro cirúrgico, o processamento adequado dos artigos às vezes é subestimado quando se compara com a atenção dada às modernas e sofisticadas tecnologias a serviço da assistência direta aos pacientes cirúrgicos. A limpeza, desinfecção e esterilização desses produtos são vistas, frequentemente, como um simples processo, não recebendo a atenção devida quando comparadas ao todo, o que é um risco se considerar a gravidade de uma infecção. 

No curso, profissionais responsáveis por preparar os instrumentos, zelar, processar e esterilizar os materiais utilizados, aprenderão todo o processo, desde o agendamento da cirurgia, o preparo da sala e do paciente, técnicas de instrumentação, as condutas frente a intercorrências em laparoscopia, o processamento dos materiais, aos cuidados e armazenamento dos equipamentos utilizados na cirurgia minimamente invasiva. Já os alunos que também aderiram o workshop conhecerão sobre o cenário da cirurgia robótica no Brasil, sobre o programa de cirurgia robótica no Hospital de Amor, robô e pinças, principais cuidados com o paciente durante a cirurgia, entre outros temas. Acompanharão, também cirurgias realizadas no hospital e ainda terão sessão prática também na sede do hospital de maior referência no Brasil.

Comentários
Assista ao vídeo