Colaboradores - Tânia Voss

Entrevista exclusiva com o Trem da Alegria - Imperdível

31 de Janeiro de 2020

Matando a saudade e sempre relembrando aquela velha e adorada infância. É assim que essa dupla faz parte da vida de muita gente e está de volta para a alegria geral. Quem não se lembra das canções “Uni Duni Tê”, “Piuí Abacaxi”, “É De Chocolate”?! Alguns dos inúmeros sucessos do fenômeno, Trem da Alegria. Com mais de 6 milhões de cópias vendidas, o Trem da Alegria foi o grupo infantil mais bem-sucedido do Brasil.

Patrícia Marx e Luciano Nassyn, primeiros integrantes do grupo infantil Trem da Alegria, anunciaram o retorno aos palcos em comemoração aos trinta e três anos de história do grupo e agora chegam no Blue Note com um projeto todo especial. Um show acústico, direcionado para crianças e adultos, onde a dupla fará uma viagem no tempo, com uma nova roupagem e mostrando para as crianças que dá para fazer som até com brinquedos.

Crédito /foto - Vivian Leonel 
 

No repertório, a dupla irá apresentar os maiores sucessos do grupo em versão acústica como “Piuí Abacaxi”, “É de Chocolate”, “Thundercats”, “He-man”, “Uni Duni Te”, entre outros.

Patricia(vocal) e Luciano Nassyn (vocal e violão) serão acompanhados por William Campos (violão e ukulele), Levy Danon (baixo). Fábio Iglesias (cajon e percussão).

 Patricia participou da primeira geração do Trem da Alegria em 1984 e deixou o grupo em 1987, aos treze anos de idade. No mesmo ano, começou carreira solo e desde então gravou 13 discos. Em julho de 2014, a cantora anuncia seu novo EP, Te Cuida Meu Bem - Sextape, Pt. 1. Entre 2016 e 2017, Patricia regravou duas canções de Caetano Veloso, "Tigresa", editada em 2016 e "Tapete Mágico", em 2017. Ambos os singles foram projetos paralelos da cantora até o anúncio de seu décimo terceiro álbum de estúdio com o single de retorno intitulado "You Showed Me How"

 Com exclusividade, Patricia e Luciano responderam todas as perguntas para o nosso site : Confira tudo sobre os amigos de infância:

 Patricia Marx responde:

 - Como surgiu e de quem foi a ideia do retorno do Trem da Alegria?

 "A idéia de voltar com o trabalho do Trem, foi minha e do Luciano, como uma forma de celebrar a memória que ficou no inconciente coletivo das pessoas da nossa geração. Muitos fãs nos cobravam muito isso, então decidimos só nós dois tocarmos esse projeto sozinhos."

- Como fica a carreira solo de ambos?

"Nossas carreiras continuam paralelas à esse projeto.
Minha carreira solo existe desde a minha saída do Trem, em 1987, e desde lá, nunca mais parei. Tenho 12 álbuns solo, 4 singles, morei em Londres e fiz várias tournes entre Europa e Japão."

- Acompanho a carreira de vocês desde a infância quando começaram na antiga RCA, fiz muita entrevista com vocês. Ambos tem hoje direções diversas na música. Até quando seguem com o Trem e suas carreiras solo? 

 "Então, minha música hoje não é mais pop. Faz tempo que não faço música pop. Minha música hoje ficou segmentada, assim como a internet nos permite ser. A princípio, não pretendemos seguir com esse projeto por muito mais tempo não."

- Como veem a música brasileira hoje? O que cada um gosta de ouvir?  

 "Eu vejo a música de hoje em dia numa grande experimentação, muito maior do que há 20,30 anos atrás. Há dois lados, os quais a internet e a tecnologia ajudam e atrapalham ao mesmo tempo. Comunicação instantânea, grande volume de conteúdo musical e produção independente. No entanto, nunca mais segui regra alguma. Sempre fiz minhas músicas, álbuns(desde 2001) do jeito que eu queria. O surgimento da internet, facilitou muito, a maneira de se divulgar todo e qualquer material independente. Muito diferente dos anos 80, aonde você dependia de uma infraestrutura para lançar músicas. "

"Escuto muita coisa, nova e antiga.  Estou sempre querendo entender e aprender, sobretudo, do que sai hoje em dia (de coisas boas). Escuto muito jazz, R&B, música erudita."

 - Quais as expectativas e objetivos para 2020 ou futuramente?

"Não tenho expectativas para 2020. Tenho alguns planos e metas. Vivo muito o momento, o agora. E cada vez mais, aos meus 45 anos, quero fazer só o que eu gosto, dizer não para muita coisa, e viver de maneira mais sincera possível com os outros e comigo, mesmo nas redes sociais."

 Alguma novidade no show do Blue Note? E a ideia do acústico?

"Para este show do Blue Note, fizemos um formato acústico “lúdico”, com brinquedos, e uma proposta para toda a família curtir. Não só os adultos, que são da nossa geração, mas também para as crianças pequenas, filhos deles".

 Já Luciano Nassyn 

 Junto com Patricia, fez parte da primeira formação e saiu em 1988, aos quinze anos de idade. Desde que deixou o grupo, Luciano permaneceu estudando música e aprendeu a tocar diversos instrumentos musicais, entre eles guitarra, baixo e piano.

No final de 1992 lançou seu 1º LP solo Luciano pós-Trem da Alegria. Por volta de 2000, Luciano adotou o sobrenome artístico Nassyn, uma referência ao seu último nome verdadeiro (Nascimento).

Crédito /foto - Vivian Leonel 
 

Em fevereiro de 2005 lança seu site oficial e apresenta suas músicas de trabalho, 'Chorando Calado' e 'Vê se Olha para Mim' Em março do mesmo ano participa de vários eventos Anos 80 e de Programas de rádio e de TV (Pânico, Radio Nativa, TV Gazeta, entre outras.) Além de trabalhar com música, Luciano Nassyn passou a se dedicar profissionalmente à terapia holística e vibracional e oferece consultas espirituais pela internet e pessoalmente.

 Agora Luciano fala também da sua carreira

  - "Tudo começou no final do ano de 2018, com a ideia de vários produtores e também a pedido dos fãs. Em 2019 um desses produtores apresentou um projeto e então topei fazer essa tour para encerrar minha trajetória no Trem da alegria, fazendo um ano de tour."

 -" A Paty continua firme e forte em seus trabalhos musicais e fazendo shows pelo Brasil. Eu estou trabalhando profissionalmente com uma paixão de mais de 20 anos, que é a Terapia Holística. Hoje sou Tarólogo Psicotrônico, Radiestesista, Reikiano, Terapeuta vibracional e Hipnólogo Clínico. Tenho meu espaço "Terapias Vibracionais" e ministro cursos e palestras. Esse ano estarei com meu espaço na Feira Mística "Mystic Fair BH", "Mystic Fair RJ" e "Mystic Fair SP".

-" Eu creio que já fiz minha parte para o que chamamos de "Estigma" Trem da alegria. Sempre toquei o Trem em meus shows e até hoje faço isso. Em projetos anos 80 não pode ficar de fora né? rsrsrs"

- "Eu ouço Rock, mas gosto mesmo do Iron Maiden. Tenho minha vertente para músicas clássica e new age, por conta das terapias. Eu acho que a tecnologia apagou o brilho de quem faz música de verdade. Hoje qualquer um consegue fazer música, e alguns fazem coisas estranhas, e chamam de música Pra piorar a  mídia toca e a galera sem muito o que fazer, aceita."

-  "Não sabemos com exatidão o que nos reserva no futuro, mesmo eu sendo Tarólogo (risos),  mas a tour do Trem da alegria Celebration se encerra dia 16/02 No Blue Note."

- "O Show para o Blue Note é uma vertente intimista. A ideia é fazer com que famílias assistam o show. Fazer com que os pais possam mostrar aos seus filhos o lado lúdico que um dia, fez parte de suas vidas. Foi pensando assim, que decidimos fazer acústico. Luz pra vcs! Namastê, conclui Luciano.

Esses shows para todas as idades, acontece no Blue Note São Paulo no Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 (2° andar). Dias 02, 09, 16 de fevereiro (domingo)às  14:30h.

Comentários
Assista ao vídeo