Colaboradores - Tânia Voss

75 anos de Bob Marley, Zeca Baleiro e Nei Lopes

7 de Fevereiro de 2020

Esse ano marca a data em que Bob Marley completaria 75 anos. Em comemoração ao aniversário e da vida desse artista lendário, a família Marley, junto com a Universal Music e o selo Island Records, apresenta MARLEY75, que se estenderá ao longo de todo o ano com eventos que lembram e celebram a vida e a obra do cantor e compositor.

Nos Estados Unidos, fevereiro é um mês voltado para celebrar a memória e a história da diáspora africana. Esse evento anual é conhecido como “Black History Month”, é um tempo reservado para que se lembre e pense sobre pessoas e eventos importantes para a história. Em honra do “Mês da História Negra” — e marcando o início das celebrações previstas para 2020 — o videoclipe oficial de “Redemption Song” será lançado no canal oficial de Bob Marley, no YouTube.

Desenvolvido pelos artistas franceses Octave Marsal e Theo De Gueltzl, o clipe chega quase 40 anos depois do lançamento dessa icônica canção, lançada por Bob Marley em 1980. O vídeo traz uma animação que reuniu 2747 ilustrações e usa de símbolos poderosos para destacar a magnitude da letra atemporal da música e sua relevância para o mundo de hoje. O clipe ainda ressalta a contribuição de Bob Marley para o empoderamento da cultura negra e sua mensagem de esperança de recuperação para a humanidade. Assista: https://youtu.be/yv5xonFSC4c  

Bob Marley é dono de um quarto de todas as canções de reggae escutadas nos Estados Unidos. No Brasil, o cantor também possui uma incontável legião de fãs. Para se ter uma ideia, São Paulo é a cidade que mais ouve Bob Marley no mundo. Com seu trabalho, o artista acumula bilhões de streams e já vendeu milhões de álbuns ao redor do mundo. A coletânea “Legend”, que reúne os maiores sucessos de Marley, é o disco de reggae mais vendido do mundo

Em clima de Carnaval, Zeca Baleiro lança EP com marchinhas inéditas
Zeca Baleiro já se apresentou incontáveis vezes na programação carnavalesca pelo Brasil, com um repertório animado e afetivo de marchinhas, frevos, sambas, sambas-enredo... Este ano, lembrando os antigos carnavais e seguindo a tradição das marchinhas políticas, Baleiro lança o EP Escória como esquenta para o Carnaval. "São marchinhas de carnaval políticas. A intenção é que todo mundo possa cantar nas ruas, a plenos pulmões, contra esse governo burro e ressentido", convoca Baleiro.

Escória chegou nas plataformas digitais hoje (31 de janeiro) e reúne quatro marchinhas inéditas de Baleiro: "Escória", que dá nome ao EP; "Bichos Escrotos II"; "Você não quer Dividir o Avião" e "Babaca Mané".
O EP também foi gravado como esquenta para o Baile do Baleiro de Carnaval, que acontecerá no dia 6 de fevereiro na Casa Natura Musical em São Paulo. Nesta noite especial, Baleiro promoverá uma celebração da música brasileira em clima de Carnaval e receberá o catedrático do samba, o mestre do sincopado Germano Mathias, e as cantoras Ana Duartti e Nô Stopa.

Ouça o EP: https://ONErpm.lnk.to/Escoria  

Lançamento do livro e bate papo com a cantora Fabiana Cozza - Dia 11/2 Livraria da Vila às 19 hs.  

Nei Lopes, afrodescendente nasci¬do no subúrbio carioca em 1942, é escritor e compositor de música po¬pular, além de bacharel em direito e ciências sociais pela Universidade do Brasil, atual UFRJ. Desde 1981, já publicou quase 40 títulos de di¬versos gêneros, como romances, contos, ensaios, poesia e dicioná¬rios, e foi reconhecido com conde¬corações importantes, como o Prê¬mio Jabuti, duas vezes; a Ordem do Mérito Cultural do Governo Federal (2005); e a Ordem de Rio Branco (2013).
Estudioso da cultura negra, Nei Lopes reúne em livro perfis de 100 afrodescendentes que ajudaram a construir a história do Brasil.

Comentários
Assista ao vídeo