Viver - Esporte

Renato Bonfiglioli: empresário apaixonado pelos cavalos de corrida, agora também compete no exterior

10 de Fevereiro de 2020

Renato Bonfiglioli Muoio é administrador de empresas e tem como grande hobby os cavalos. A admiração e o interesse por esses animais foram herdados de seu avô, que possuía cavalos de corrida nas décadas de 80 e 90. Rapidamente, o menino na época, Renato, assumiu a paixão do avô e seguiu com a tradição familiar.

Para mais, toda a afeição e relação de amor com os animais é retratada em sua rede social Instagram. É também através dessa plataforma, que o empresário divide com seus seguidores fotos de seus cavalos e mostra a sua dedicação diária que tem feito o esporte turfe ganhar mais notoriedade em São Paulo e no Brasil.

Atualmente, o jovem natural de São Paulo é proprietário de um Stud próprio no Jockey Club de São Paulo, que foi criado em 2011. O nome do Stud é Nova Glória; logo, o empreendimento ganhou importante destaque nas mídias com o cavalo Keep Down, o qual foi exportado para correr no Uruguai. Segundo o jovem empresário de turfe, ser dono de um dos melhores animais do País exige grande dedicação e investimentos altos.  

O cavalo promissor, exportado para o Uruguai, é fruto de uma sociedade entre Renato e um jovem atleta do País vizinho, o famoso jogador de futebol da seleção chamado De Arrascaeta. De Arrascaeta, amigo pessoal e parceiro de Renato, assim como o empresário de São Paulo, sempre foi fã de cavalos de corrida.

A primeira corrida do cavalo no Uruguai foi no famoso Grande Prêmio Ramirez, mas o curto período de adaptação comprometeu o desempenho de Keep Down, que acabou não se saindo muito bem. No entanto, a promessa continua e o cavalo ficará no Uruguai, realizando treinos para disputar novas provas. Para mais, Renato Muoio segue seu trabalho com outros cavalos aqui no Brasil.

Vale ressaltar que a corrida de cavalos é diferente de outro famoso esporte conhecido relacionado a cavalos que é o hipismo, o qual envolve diferentes provas como saltos, adestramento, corridas, atrelagem e o polo. O turfe é o nome do esporte que promove e incentiva corridas de cavalos. Renato atualmente representa uma nova fase desse esporte no Brasil, pois há um número escasso de jovens que se dedicam com paixão aos cavalos de corrida e, sobretudo, que estejam realmente dispostos a investir e renovar o cenário nacional.

É de extrema importância para o País manter esse tipo de esporte em alta. Trata-se de um segmento esportivo que exige grandes investimentos, os quais reverberam no nível do turfe no Brasil. Nesse sentido, o esporte que vem crescendo e evoluindo constantemente graças a iniciativas como as de Renato Muoio.  

Para saber mais, confira o Instagram @renatobmuoio

Comentários
Assista ao vídeo