Viver - Esporte

Com tenistas de 32 nacionalidades, chaves principais do Banana Bowl começam em Criciúma e RJ

10 de Fevereiro de 2020

Banana Bowl chega à 50ª edição como um dos torneios mais importantes do mundo no tênis infantojuvenil

Foto: Luiz Candido, CBT
 

Após a definição dos classificados pelo Qualifying durante o fim de semana, começam nesta segunda-feira as chaves principais do Banana Bowl, o mais tradicional torneio de tênis infantojuvenil da América Latina. A competição, que está na 50ª edição, é realizada em diferentes sedes, com a categoria 18 anos e o Tennis Kids em Criciúma (SC), e as categorias 12, 14 e 16 anos no Rio de Janeiro (RJ). A competição vai até domingo (16).

Com o torneio elevado para o grau de pontuação GA (um dos mais importantes do circuito internacional, abaixo apenas dos Grand Slams), tenistas do mundo inteiro chegaram ao Banana Bowl em busca do título. Ao todo, são atletas de 32 nacionalidades presentes na competição: além de Brasil, há tenistas de Argentina, Austrália, Áustria, Bolívia, Bulgária, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, El Salvador, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Holanda, Itália, Japão, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Reino Unido, República Dominicana, Rússia, Sérvia, Suíça, Ucrânia, Uruguai e Venezuela.

A categoria 18 anos, que é disputada na Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma, vale pontos para o ranking mundial da ITF. O baiano Natan Rodrigues, que é o 15º melhor do mundo no ranking juvenil, é o principal cabeça de chave da competição, que também tem entre os participantes o italiano Luciano Darderi (20º), que no domingo foi campeão do Brasil Juniors Cup em Porto Alegre. O chinês Hanwen Li (21º) é o cabeça de chave número 3.

Entre as mulheres, os destaques são a italiana Matilde Paoletti, campeã do Brasil Juniors Cup, a peruana Dana Guzman (21ª do ranking da ITF e cabeça de chave número 1), a equatoriana Mell Elizabeth Gonzalez (27ª) e a mexicana Julia Garcia (41ª). O Brasil é representado na chave principal por Maria Luisa Oliveira, Camila Bossi, Carolina Laydner, Priscila Janikian, Isabel Oliveira, Namie Isago, Sofia Mendonça, Luana Araújo,  Lorena Cardoso, Isabela Mercante, Maria Menezes e Maria Carolina Turchetto.

A categoria 16 anos tem como sede o Novo Rio Country Clube, no Rio de Janeiro, onde também fica o Marina Barra Clube, que recebe as categorias 14 e 12 anos.

O Banana Bowl tem a realização da Confederação Brasileira de Tênis em parceria com a Federação Catarinense de Tênis e a Associação Tênis RJ. Patrocínio de BRB, o Patrocinador Master do Tênis do Brasil, Wilson, Peugeot e WA Sport. Apoio de Farben, Cristalcopo, Interclass, Cardall, Prefeitura de Morro da Fumaça e Orthopride.

Comentários
Assista ao vídeo