Viver - Saúde

Cirurgia Ortognática: entenda como ela pode modificar o seu sorriso

11 de Fevereiro de 2020

Cirurgiã renomada de São Paulo explica os benefícios do procedimento

Figura 1 - Dra. Érica Marchiori - Cirurgiã dentista em São Paulo.
 

A cirurgiã dentista Érica Marchiori é especialista, Mestre e Doutora em Cirurgia Buco-maxilo-facial. Além disso, realizou fellowship por 1 ano em uma das Universidades mais conceituadas do mundo – University od the Pacific, San Francisco, CA – EUA.

Com um currículo profissional vasto cheio de especializações, a doutora se tornou referência na odontologia de São Paulo e do Brasil, quando o assunto é “Cirurgia Ortognática”.

Basicamente, segundo a especialista Cirurgiã Buco-maxilo-facial, é um procedimento cirúrgico utilizado para a correção das alterações de crescimento dos maxilares (maxila e mandíbula), das quais, podem originar distúrbios na mordida, articulações, respiração e na fala, além de repercutir negativamente na estética facial.

O objetivo dessa técnica cirúrgica é corrigir as má-oclusões dentárias que não podem ser corrigidas somente por tratamento ortodôntico. Segundo a Dra. Érica Marchiori, os pacientes possuem inúmeras alterações: “A Cirurgia Ortognática é um procedimento que visa primariamente a correção da mordida do paciente, como a mordida aberta ou cruzada. Além de má-oclusão, os pacientes possuem outras queixas funcionais, como dificuldade de mastigação e fala, além de relatar que respiram pela boca à noite pela impossibilidade de selar os lábios naturalmente. Esteticamente, ainda citam que possuem o queixo muito grande ou muito pequeno, que mostram demasiadamente a gengiva ao sorrir ou que possuem o sorriso torto”, explicou.

O procedimento deve ser realizado em ambiente hospitalar, sob anestesia geral. Todas as incisões são realizadas por dentro da boca, sem cicatrizes evidentes. O paciente passa por um período de preparo ortodôntico com um cirurgião-dentista especialista em Ortodontia, que coloca os dentes na posição necessária para a cirurgia. Um período de 30 dias de repouso relativo é necessário para a recuperação do paciente, sendo o resultado final possível de ser visto entre 6 meses há 1 ano de pós-operatório.

A profissional ainda ressaltou que cada face é peculiar e deve ser tratada de forma individual, sendo difícil comparar os resultados em pessoas diferentes. Destaca ainda que “os benefícios do tratamento incluem a melhora da mastigação, deglutição, respiração e fonação, além de melhora significativa na estética facial. Uma vez que os ossos maxilares e os dentes estejam em suas posições corretas, é possível atingir harmonia facial”.

Por ser uma cirurgia de grande porte, muitos pacientes acreditam que terão um pós-operatório muito dolorido, o que normalmente não acontece. A dor é controlada por analgésicos e anti-inflamatórios e o maior desconforto é devido ao edema na face (inchaço) e parestesia (sensação de anestesia na face), que acontece principalmente no queixo e lábio inferior, que tende a voltar ao normal entre 6 meses a 1 ano de pós-operatório.

Após 30 dias da cirurgia, o paciente já está apto a desenvolver suas atividades normais e o resultado pós-operatório é ainda melhor e mais rápido quando o paciente é acompanhado por profissionais de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição. Portanto, se você já percebeu alguma dessas alterações em você, algum parente ou amigo, procure um Cirurgião-dentista especialista em Cirurgia Buco-maxilo-facial.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Dra. Érica, basta acessar: http://ericamarchiori.com.br/. A clínica em que a especialista atende, fica localizada na Rua Pedro de Toledo, 108 - sala 141, Vila Clementino - São Paulo – SP.

Comentários
Assista ao vídeo