Colaboradores - Ruvin Singal

Lazarus

11 de Fevereiro de 2020

Nós, do Cartão de Visita News, estivemos no Rio de Janeiro, a convite da produção, para assistir a estreia de ‘LAZARUS’, no Teatro Multiplan VillageMall.

Um espetáculo “High-Tech” para uma elite intelectual. Assim marcou a estreia de LAZARUS.

O espetáculo, inspirado na obra de Walter Tevis: O Homem que Caiu na Terra, publicado originalmente em 1963, adaptado para o cinema em 1976, com David Bowie no personagem principal como Thomas Jerome Newton, conta a estória de um alienígena que chega à Terra. Com seu intelecto superior torna-se um grande empresário e resolve, desesperadamente construir uma nave para resgatar e salvar os poucos habitantes de seu planeta, Anthea. Com isto, ele descobre a solidão, o desespero e o álcool.

LAZARUS,  escrito por David Bowie e Enda Walsh, teve a direção de Felipe Hirsch, é um espetáculo ímpar, sua montagem prima pela estética, no qual a direção de arte, cenografia e efeitos visuais são primorosos, fazendo com que a expressão corporal dos atores fosse um complemento cenográfico, muito difícil de se realizar.

Contudo, o musical foi concebido à frente do seu tempo, assim como o filme: O Homem que caiu na Terra, dirigido por Nicolas Roeg. Apesar de ser uma peça dramática, no qual Thomas Jerome, um ser ambíguo, vivido pelo personagem Jesuíta Barbosa, luta contra seu eu interior a fim de conseguir a redenção.

A peça permeia a linearidade do começo ao fim, sem provocar grandes emoções, talvez seja isto que o diretor Felipe Hirsch queira transmitir, um espetáculo oblíquo em relação aos dos gêneros, a separação do público da encenação, o que nos coloca diante de um montagem de vanguarda, para um público absolutamente esclarecido e seleto.     

Estivemos lá e gostamos.

Comentários
Assista ao vídeo