Notícias - Motor

Moradores do bairro Brooklin novo em SP criam manifesto contra a realização de Mega-Blocos no bairro

17 de Fevereiro de 2020

Os moradores do Brooklin novo, em São Paulo, capital, se manifestararam contra a realização de Mega-Blocos no bairro. Segundo eles, os foliões fizeram muita baderna e muito lixo foi deixado, atrapalhando quem mora no local. 

Confira na íntegra:  

"Iniciamos defendendo que o Carnaval de rua é uma das mais democráticas manifestações da cultura popular brasileira. O Carnaval é caracterizado como uma época de alegria, festejos e integração. No entanto, essa linda festa, se transformou em pesadelo para os moradores e comerciantes do Brooklin Novo, ao ser invadido por Mega-Blocos, que nada tem a ver com linda manifestação cultual e social que o Carnaval de rua deveria representar.

A região da Berrini e adjacências não conta com a infraestrutura necessária para receber a realização deste tipo de evento, principalmente porque colocará em risco tanto a população que for ao evento, dada a falta de efetivo policial suficiente para garantir sua segurança adequada, como, coloca em risco o restante do bairro que sofrerá pela ausência ou quase nenhum efetivo policial para atender as recorrentes ocorrências.


Eventos como esse necessitam mobilidade urbana adequada, grande quantidade de banheiros químicos e lixeiras o que não se apresenta na região da Berrini, incluindo o funcionamento precário da linha Esmeralda CPTM, além do atraso de anos para se inaugurar a linha Ouro do Metro- Monotrilho que até hoje não foi concluída.

Deixamos registrado que não possuirmos efetivo policial suficiente para a magnitude dos eventos e ainda o risco evidente de morte devido a proximidade dos fios de alta tensão!

Os comerciantes, bem como os moradores da região sofrem com as mazelas da sujeira, barulho, ruas fechadas, trânsito veicular incompatível com as necessidades regulares de uma região ZC (Zona de Centralidade), dificultando ou impossibilitando o livre trânsito e o direito de ir e vir da população, direito garantido constitucionalmente.

A população do Brooklin Novo não foi consultada sobre a realização de tais eventos e nos manifestamos contrários a eles, uma vez que sabemos que a população, bem como nosso batalhão de policiais estarão expostos a riscos.
Pedimos a transferência de tais eventos a outra localidade, e sugerimos o autódromo de Interlagos, local que aparentemente se mostra mais apropriado para receber tais eventos.

O Carnaval de rua, precisa ser resgatado e não descaracterizado e destruído".

Comentários
Assista ao vídeo