Colaboradores - Rodrigo Pagliani

Operação Sevandija: GAECO apresenta denúncia contra ex-prefeita Municipal de Ribeirão Preto

19 de Fevereiro de 2020

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), na última segunda-feira (17/02), denunciou a ex-Prefeita Municipal de Ribeirão Preto, Darcy Vera, no âmbito da Operação Sevandija, pelo “núcleo da terceirização de mão-de-obra (CODERP – Atmosphera)”.

Esta é a terceira denúncia oferecida contra a ex-Prefeita, que já foi condenada pelo Poder Judiciário em Primeiro Grau no “núcleo dos honorários” a uma pena superior a 18 anos de reclusão e responde a processo por crime de lavagem de dinheiro.

Segundo o GAECO, entre os anos de 2012 e 2016 a então Prefeita Darcy Vera chefiou a organização criminosa responsável por dispensas indevidas e fraudes licitatórias, desvio de dinheiro público e corrupção, envolvendo contratos ilegais de terceirização de mão de obra entre a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto e a empresa Atmosphera Construções e Empreendimentos.

Os contratos fraudados possibilitaram o desvio de dinheiro público em benefício da organização criminosa, bem como financiaram a “compra” de apoio político à Prefeita na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, mediante a corrupção de Vereadores através da contratação de seus “apadrinhados”, pela empresa Atmosphera, para ocuparem os postos de serviço terceirizados.

Vinte e um réus, incluindo três ex-Secretários Municipais, um ex-Superintendente da CODERP e nove ex-Vereadores, já foram condenados pelo esquema criminoso, em outubro de 2019, alguns a penas que ultrapassaram 30 anos de prisão, bem como à reparação dos prejuízos causados ao Município, estimados em mais de 105 milhões de reais. Um ex-Vereador, atual Deputado Estadual, foi denunciado em outubro de 2019 por delitos de organização criminosa e corrupção passiva, por fatos cometidos no exercício da Vereança.

A Operação Sevandija, deflagrada em 01º/09/2016, já resultou em sete fases e doze ações penais, contra 49 pessoas, incluindo ex-Prefeita, ex-Secretários Municipais, ex-Superintendente da CODERP, ex-Vereadores, funcionários públicos, advogados e empresários. Foram bloqueados R$ 246 milhões, 208 veículos e 127 imóveis. Vinte e cinco réus já foram condenados em Primeira Instância pelo Poder Judiciário.

A nova denúncia atribui à ex-Prefeita Darcy Vera a prática de crimes de Organização Criminosa, Dispensa Indevida de Licitação, Fraude à Licitação, Peculato e Corrupção Ativa, cujas penas, somadas, podem chegar a 41 anos de prisão.

Comentários
Assista ao vídeo