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O que é SEO e como isso pode aumentar as vendas da sua empresa?

21 de Fevereiro de 2020

Pesquisar algo no Google já se tornou comum na sociedade atual, até pessoas de gerações anteriores passaram a se habituar com a facilidade de pesquisar na internet.

Porém, para uma informação ou empresa aparecer no Google é necessário investir na estratégia de SEO: Search Engine Optimization.

Para descobrir mais sobre a estratégia de SEO e como ela pode aumentar as vendas de uma empresa, conversamos com o especialista Caio Nogueira, CEO da agência de criação de sites UpSites Digital. Vamos conferir?

O que é o SEO?

O SEO é um conjunto de estratégias de otimização de sites com o objetivo de fazer um site site aparecer nos primeiros resultados do Google de forma orgânica, ou seja, sem pagar por anúncios.

Funciona da seguinte forma: o Google tem várias sequências de algoritmos que estão constantemente identificando qual site é mais relevante para um usuário.

Quem adota as estratégias corretas de SEO apenas ajuda esses algoritmos a rastrearem um site como mais relevante para o usuário.

As principais estratégias de SEO são: geração de conteúdo (blog, canal no Youtube, por exemplo); otimização de imagens; otimização de palavras-chave; tempo de carregamento de página; responsividade de páginas, entre outros.

Todas essas otimizações, quando trabalhadas juntas, são capazes de fazer o site de uma empresa ser encontrado nos primeiros resultados do Google.

Ou seja, o SEO aumenta a credibilidade e a relevância de um site.

Vantagens de investir em SEO para uma empresa

A importância do SEO é estatisticamente comprovada, uma vez que o Google recebe mais de 100 bilhões de pesquisas por mês.

O simples fato de que no Brasil, as pessoas têm, em geral, mais de um smartphone ativo, já demonstra que boa parte dos brasileiros está o tempo todo conectado à internet e é possível alcançá-los.

O Google é grátis

As estratégias de SEO são ideais para pequenas e médias empresas, pois, para aplicá-las não é necessário um investimento alto.

Afinal, o Google é uma plataforma gratuita e ele não cobra para indexar as páginas de um site. Não é necessário pagar em nenhum momento.

Além disso, as técnicas de SEO aumentam o tráfego orgânico, ou seja, não é preciso pagar por um método de divulgação para te acessos no site.

Serão mais visitantes acessando as páginas sem sua empresa precisar pagar por clique.

O SEO fornece credibilidade

De acordo com Caio Nogueira, fundador da UpSites, é possível afirmar ainda que o investimento nas estratégias de SEO pode fazer uma empresa se tornar referência em seu segmento.

Isso porque, para o Google, se um site consegue entregar um conteúdo de qualidade para o usuário, aquela empresa é considerada com maior autoridade.

Quando as estratégias são bem aplicadas, é possível, inclusive, aparecer nas primeiras posições do Google para várias pesquisas relacionadas ao segmento de uma empresa.

Isso aumenta a visibilidade e a credibilidade da marca.

Aumento do faturamento

Uma pesquisa da SEO Trends afirma que 69,3% das empresas já adotam as estratégias de SEO.

Os e-commerces que adotam o SEO como estratégia relatam conquistar até 14 vezes mais visitantes e quase 6 vezes mais clientes em relação aos sites não otimizados.

Além disso, o SEO garante visitantes mais qualificados na sua página, ou seja, acessos de clientes com mais potencial de estarem interessados nos seus produtos e serviços.

Isso porque esses visitantes foram orientados pelos algoritmos do Google de acordo com a relevância do seu conteúdo.

Maior alcance

Certamente um dos objetivos de uma empresa é ter sua marca reconhecida, porém, apenas ter um site sem otimizações não é capaz de aumentar o alcance das páginas.

As estratégias de SEO são capazes de aumentar o alcance orgânico da sua marca, tornando-a reconhecida em estados do Brasil que, às vezes, você ainda nem possui um ponto físico.

O SEO quebra com as limitações geográficas, podendo dar visibilidade à uma marca até fora do país.

E com o tempo, até a necessidade de pagar por anúncios patrocinados reduz, reduzindo os custos da empresa.

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