Colaboradores - Tânia Voss

Dilson Cavalcanti na paulista com suas Monalisas Brasileiras

2 de Março de 2020

Durante um mês inteiro, a partir de 8 de Março,- Dia Internacional da Mulher, Dilson Cavalcanti vai transformar a Avenida Paulista em uma grande galeria a céu aberto com a exposição “Monalisas Brasileiras”.

Na mostra, o artista retrata dezenove mulheres brasileiras, personalidades de destaque na vida brasileira e de grande importância na nossa cultura. Para elaboração dos retratos o artista se inspirou na arte clássica da Mona Lisa, a célebre pintura de Leonardo da Vinci.

Entre essas mulheres notáveis estão Rita Lee, cantora; Cora Coralina, poeta; Luiza Trajano, empresária; Hortência, ex-jogadora de basquete; Leila Diniz, atriz símbolo da revolução feminina no país; Dandara dos Palmares, guerreira negra do período colonial; Hebe Camargo, apresentadora de tevê; e Catarina Paraguaçu, indígena Tupinambá que foi contemporânea de Da Vinci. Na imagem ao lado, dezoito dos retratos “monalisados” que fazem parte da exposição.

Além de homenagem às mulheres brasileiras, a exposição é também um tributo a Leonardo da Vinci, que em 2019 teve celebrados os 500 de sua morte.
A exposição “Monalisas Brasileiras na Avenida Paulista” terá inauguração oficial no domingo 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, com vernissage especial para convidados, a ser realizado das 11 às 14 horas no Parque Prefeito Mário Covas.

Estão previstas as presenças no evento de algumas das mulheres “monalizadas”, entre elas Rita Lee, Helô Pinheiro, Patrícia Medrado e Hortência. A mostra permanecerá em cartaz até o dia 5 de Abril.  

Comentários
Assista ao vídeo