Business - Agronegócio

Presença feminina na FENASUCRO & AGROCANA dobra nos últimos sete anos

6 de Março de 2020

Neste período, evento se tornou ambiente de negócios e conhecimento, atraindo cada vez mais mulheres do setor de bioenergia

As mulheres têm conquistado mais posições estratégicas em todos os setores da economia, e no mercado de bioenergia não seria diferente. Prova disso é que, nos últimos sete anos, a presença feminina na FENASUCRO & AGROCANA – Feira Internacional de Bioenergia - passou de 11% (2013) para 24% (2019).

“Este é um número expressivo que reflete a estratégia da Reed em tornar a FENASUCRO & AGROCANA um evento focado em negócios com a exposição de alta tecnologia produzida no Brasil para o mundo. Nosso país é referência em energia com a matriz energética mais limpa e sustentável”, afirma Paulo Montabone, Diretor do Portfólio de Energia da Reed Exhibitions. O aumento da participação feminina no mercado é percebido inclusive no time gestor do evento. “Há sete anos éramos todos homens comandando a gestão da feira. Hoje, nosso time é composto por 6 gerentes e destes 4 são mulheres”, completa.  

Além de promover um ambiente mais propício à participação das executivas do setor, a organização do evento tem investido em conteúdo técnico de qualidade e ampliado suas ações com foco em oferecer tecnologia, inovações e o que há de mais moderno para o mercado. “A paixão e sensibilidade da mulher em pensar todos os detalhes vem fazendo a diferença. Quando estamos planejando a feira, temos que avaliar todos os pontos de forma minuciosa para transformar aquela estrutura gigantesca em prol de algo maior, que é a superação das expectativas dos nossos clientes e, principalmente, a valorização do setor de bioenergia, futuro da matriz energética em todo o mundo” diz Tatiana Rassini, Gerente de Planejamento Estratégico da Reed Exhibitions para o portfólio de Energia.

A FENASUCRO & AGROCANA vem priorizando ações focadas nas mulheres, como é o caso do Encontro Cana Substantivo Feminino, promovido desde 2015 em todas as edições. Elas passaram a ocupar não só os corredores, já sendo também parte representativa do quadro de palestrantes na grade de conteúdo do evento. “Sinto-me muito feliz por fazer parte de toda essa transformação do nosso setor e me alegro por sermos tantas mulheres neste mercado que sempre foi tão masculino e que mudou tanto, hoje representando o futuro da matriz energética global!” conclui a executiva.

Agroindústria Canavieira

Levantamento realizado pelo Governo do estado de São Paulo, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, aponta que cerca de 50% de pesquisadoras também ocupam cargos de importância dentro do setor de Agricultura. Já dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Esalq-USP) também mostram que de 2004 a 2015, o total de mulheres trabalhando no agro aumentou 8,3% e a participação da mulher no mercado de trabalho do agronegócio cresceu consistentemente no período, passando de 24,1% para 28%.

Alto nível

A FENASUCRO & AGROCANA é o único evento do mundo a reunir inovações, tecnologia e conteúdo técnico voltado exclusivamente para as indústrias bioenergéticas e para alimentos e bebidas, papel e celulose, biodiesel, distribuidoras e comercializadoras de energia.

Realizada pelo CEISE Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis) e organizada pela Reed Exhibitions, a feira reúne empresas, governo, universidades e sociedade civil em prol do fomento de negócios, aperfeiçoamento técnico dos profissionais do mercado e valorização das tecnologias mais avançadas em bioenergia do Brasil para o mundo.

Em 2020, a FENASUCRO & AGROCANA acontecerá entre os dias 18 e 21 de agosto, em Sertãozinho (SP).

Comentários
Assista ao vídeo