Business -

Laboratória amplia número de mulheres na área tech

12 de Março de 2020

No Brasil, até o final deste ano, haverá mais 410 mil novas vagas na área de TI, segundo pesquisa divulgada pela McKinsey. Entretanto, apesar do crescimento do setor, ainda há uma enorme disparidade de gênero na tecnologia, pois 16% das vagas são ocupadas por mulheres. Isso significa que as equipes atuais são pouco diversas, muito homogêneas e que há muitos homens por aí desenvolvendo soluções para o público feminino, seja em um aplicativo de menstruação ou de gravidez.

A Laboratória chegou ao Brasil há cerca de 2 anos com o objetivo de ajudar a mudar este cenário. Por meio de uma metodologia disruptiva, a organização, que busca desenvolver talentos para o mundo digital, oferece um bootcamp de 6 meses para que mulheres cujas oportunidades não abriram portas para uma carreira possam ser inseridas no mercado de trabalho ao final do curso. Desde o início do programa no país, mais de 150 alunas já se formaram pela Laboratória e 94% delas estão trabalhando na área de tecnologia de mais de 30 empresas diferentes, incluindo startups e multinacionais.

Em fevereiro deste ano, por exemplo, chegou ao fim o terceiro bootcamp da empresa no país e, a fim de conectar as alunas com oportunidades de trabalho, ocorreu o Talent Fest, hackathon em que as mulheres puderam programar por mais de 30 horas. No final do evento, mais de 100 entrevistas foram agendadas para que estas alunas pudessem ingressar no mercado de trabalho.

“Antes da Laboratória eu achava que não tinha capacidade para trabalhar como programadora e hoje me sinto muito preparada. No bootcamp pude desenvolver novas habilidades, o que foi muito importante para mim”, conta Vivian Caldas, aluna da terceira geração da Laboratória no Brasil e que acaba de ser contratada por uma consultoria de tecnologia.

No meio de março, será iniciado o novo bootcamp com cerca de 60 mulheres. Todas elas passaram por um processo seletivo rigoroso, com mais de 4000 candidatas. A Laboratória surgiu no Peru e já formou mais de 1300 mulheres na América Latina. Hoje em dia atua no Peru, Chile, México, Brasil e Colômbia.

SOBRE A LABORATÓRIA

A Laboratória é uma organização social sem fins lucrativos que forma mulheres e prepara organizações na construção de uma economia digital mais diversa, inclusiva e competitiva em toda América Latina.

Comentários
Assista ao vídeo