Viver - Saúde

Número de casos de Coronavírus no Brasil passa de 500

19 de Março de 2020

O Brasil tinha, até o fim da quarta-feira (18), 519 casos confirmados de covid-19 (doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV2) em 17 estados.

Os dados são de um levantamento feito pelo R7 junto às secretarias estaduais de saúde das unidades da federação que tinham pelo menos um caso confirmado.

O balanço do Ministério da Saúde, que tem apresentado números menores, tinha 428 casos até ontem. 

Veja a situação em cada estado:

São Paulo: 240
Rio de Janeiro: 63
Distrito Federal: 34
Rio Grande do Sul: 28
Bahia: 27
Pernambuco: 22
Ceará: 20
Minas Gerais: 19
Santa Catarina: 14
Paraná: 14
Goiás: 12
Espírito Santo: 11
Mato Grosso do Sul: 7
Sergipe: 5
Amazonas: 1
Rio Grande do Norte: 1
Alagoas: 1

São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Santa Catarina já confirmaram transmissão comunitária do coronavírus, em que não é mais possível rastrear a origem da transmissão de uma ou mais pessoas.

O estado de São Paulo registrou as quatro primeiras mortes por covid-19 no país. Todas as vítimas são homens acima de 60 anos. 

Na manhã desta quinta-feira (19), o Rio de Janeiro confirmou as duas primeiras mortes por coronavírus no estado. Com isso, o Brasil tinha, até o meio-dia, seis óbitos. 

Estados e prefeituras começam a adotar medidas para manter a população em casa nas áreas onde há transmissão comunitária.

A Prefeitura de São Paulo determinou o fechamento de comércios e serviços não essenciais a partir desta sexta-feira (20). Escolas e faculdades também já suspenderam as aulas. Eventos com mais de 500 pessoas estão proibidos no estado.

O Rio de Janeiro adotou medidas parecidas, com fechamento de shoppings, cinemas, teatros. O grande desafio tem sido evitar aglomerações nas praias.

Santa Catarina determinou a suspensão de todos os transportes urbanos, intermunicipais e interestaduais. Comércio e repartições públicas estão fechados.

Comentários
Assista ao vídeo